Analisar a concorrência é o mesmo que desenhar um mapa onde todos os detalhes para o melhor caminho são destacados. No entanto, nem sempre essa análise recebe a relevância devida, principalmente quando se trata de e-commerce.
Apesar de entender a necessidade, boa parte dos empreendedores tratam essa etapa como algo simplório. Uma verificada no preço, nas promoções e nas condições de pagamento e… pronto! Análise concluída. Imagine quantas informações importantes são deixadas de lado pela falta de uma boa estratégia de marketing por trás e um acompanhamento do projeto.
São muitas as táticas utilizadas para se diferenciar no mercado virtual: estratégia de SEO para e-commerce, e-mail marketing, blog posts, entre outras. Cada uma é extremamente crucial, e cada detalhe coletado durante as análises pode decidir se uma empresa digital será bem-sucedida ou não.
Por que analisar a concorrência no e-commerce?
A concorrência está sempre presente e silenciosamente influencia as decisões tomadas por cada e-commerce. Ao observar os movimentos de seus concorrentes, você pode identificar padrões e tendências que outras vezes seriam ignorados.
A análise da concorrência permite uma visão mais clara do mercado, com base nas ações dos concorrentes para avaliar o próprio desempenho.
O primeiro passo para entender quem são seus principais concorrentes é descobrir como eles estão atraindo e mantendo clientes. Cada promoção, ajuste de preço e nova funcionalidade que eles lançam reflete as estratégias que você pode observar e, quem sabe, aplicar no seu negócio.
Mais do que isso, essa análise não só oferece ideias para se destacar, mas também mostra quais armadilhas evitar, aprendendo com os erros que outros já cometeram.
Principais aspectos a serem observados na concorrência
Quando se trata de analisar a concorrência, certos aspectos merecem atenção especial, pois são peças-chave para entender o mercado como um todo.
Mercado-alvo e segmentação
Observar para quem os concorrentes estão vendendo pode revelar nichos ainda inexplorados. Às vezes, uma pequena mudança no foco pode abrir portas para novos públicos e, consequentemente, novas oportunidades de venda.
Preços e promoções
A política de preços dos concorrentes é um termômetro do mercado. Ajustes de preços e promoções podem indicar tendências de consumo ou estratégias para escoar estoques. Estar atento a essas movimentações pode ajudar a tomar decisões mais informadas sobre a sua própria política de preços.
Estratégias de marketing
Analisar as campanhas de marketing dos concorrentes revela quais canais eles estão utilizando e como estão se comunicando com o público. Se eles estão investindo pesado em SEO, isso pode significar que estão colhendo bons frutos com essa estratégia. Isso também pode indicar onde você pode estar ficando para trás e onde pode melhorar.
Diferenciais competitivos
Identificar o que faz os concorrentes se destacarem pode oferecer pistas sobre como construir ou reforçar seus próprios diferenciais. O que eles têm que os torna únicos? E como você pode oferecer algo ainda melhor ou diferente?
Como usar a análise de concorrência para mudar a estratégia de marketing
Após ter aprendido tudo sobre a concorrência, é hora de aprimorar sua estratégia de marketing. Analisar seus concorrentes do jeito certo oferece uma oportunidade significativa de inovação, crescimento e melhoria.
Aprimoramento de estratégias
Os métodos que funcionam para os concorrentes podem ser alterados ou refinados. É necessário fazer essa adaptação cuidadosamente, para que as estratégias reflitam a identidade da sua marca e atendam às expectativas do público.
Inovação e diferenciação
A análise de concorrência permite estabelecer mudanças. Ao entender o que está sendo feito, você pode descobrir onde os concorrentes não estão trabalhando e, então, pode criar algo que realmente funciona.
Exemplos práticos
Muitas empresas já conseguiram ganhar dinheiro ao se concentrar em coisas que seus concorrentes não fazem. Um exemplo é o aprimoramento do serviço pós-venda, que é frequentemente ignorado enquanto preço e prazo ganham protagonismo. Entretanto, o foco nessa estratégia pode ter um impacto significativo na retenção de clientes.