Garantir um posicionamento de marca dentro de um segmento de mercado pode representar uma série de demandas importantes. Uma delas acaba se relacionando profundamente com o Design.
Por isso, é preciso entender qual é a importância da comunicação visual dentro dessas instâncias de ação de mercado.
Há uma série de orientações que podem incidir em um apelo mercado que tem a capacidade de atingir de forma bastante acentuada um público-alvo.
Além disso, esses elementos acabam sendo um dos aspectos mais importantes para a formulação de um branding e também de uma unidade estratégica.
Seja como for, é fundamental ter a comunicação social como um dos nortes para fundamentar a estadia de uma empresa dentro de um segmento.
Se a ideia, por exemplo, é fixar uma marca especializada em fabricar espumas de proteção para estofados, esse tipo de recurso precisa ser considerado.
O que é comunicação visual?
É certo que a comunicação é uma das instâncias básicas dentro de uma lógica de produção e reprodução de relações sociais.
Diariamente, desde que as civilizações foram se formando, esse recurso é acionado para que se produzam representações e informações.
Um dos elementos que acabam fundamentando essa prática está, inclusive, fora do âmbito das capacidades verbais.
Grande parte da comunicação é feita a partir de elementos simbólicos e expressões que são acessadas através da visão.
Essa é a primeira instância que acaba fundamentando a importância da comunicação visual como elemento de mercado.
É certo que, por exemplo, uma oficina auto elétrica que oferece um bom serviço, certamente, irá conseguir se fixar para o seu cliente.
No entanto, se isso estiver ancorado em aspectos visuais, é possível que essa dinâmica ganhe um pouco mais de intensidade.
Uma forma bastante recorrente de exemplificar essas questões é através da capa de discos ou de livros.
Muitas vezes, as pessoas sequer sabem o nome daquela obra, mas, ao ver aquela arte, ela consegue saber do que se trata.
A comunicação visual é, portanto, uma estratégia que tem como objetivo central a realização de fundamentações que levem uma marca em consideração.
Essa perspectiva está fundamentada em uma série de elementos gráficos que visam trazer alguns signos para posicionar a empresa.
Uma ozonioterapia animal, por exemplo, pode ser um assunto um pouco técnico demais para que esse serviço seja anunciado de forma direta.
A comunicação visual pode funcionar como um filtro que vai transformar esse aspecto mais técnico em algo mais lúdico.
Tudo isso vai depender, é claro, da abordagem que é possível ter dentro dos limites de briefing de uma empresa.
Benefícios da comunicação visual
Para seguir com algumas dicas dentro desse âmbito, é importante ter em mente algumas realizações a respeito dessa estratégia.
Elas são importantes para ajudar a ilustrar melhor as potencialidades desse tipo de abordagem dentro do ambiente empresarial.
Sendo assim, há algumas formas de se obter sucesso dentro de uma perspectiva de cortina wave trilho suisso, quando se parte desse pressuposto.
Por isso, apontar quais são esses benefícios que essa perspectiva pode trazer é essencial para explicar a importância da comunicação visual. São ele:
- Posicionamento da marca;
- Memorabilidade;
- Unidade comunicacional;
- Referencial imagético.
Logicamente, há uma infinidade de possibilidades que esse tipo de perspectiva pode trazer para uma empresa.
Contudo, é importante entender melhor quais são as razões para que as realizações apresentadas acima tenham sido citadas.
Posicionamento da marca
Sendo um dos elementos mais importante desde os primórdios das relações de mercado, o posicionamento de marca precisa ser um elemento central para a realização de um crescimento empresarial.
Isso ocorre dentro dessa lógica, porque a comunicação visual tem a capacidade de trabalhar com signos que, muitas vezes, acabam sendo mais enfáticos que os textos.
Se, porventura, uma loja quer mostrar a resistência de uma mesa metálica dobrável, a imagem pode ser um recurso fundamental para essa comunicação.
Memorabilidade
Um outro fator bastante importante que está relacionado a esse tipo de perspectiva é, justamente, a memorabilidade.
Para entender melhor como isso se dá, basta pensar em grandes marcas de determinados segmentos para se lembrar de cores e formas.
Essa orientação, portanto, quanto mais original for, melhor conseguirá atribuir um caráter de memória à marca.
Assim, quando um caminhoneiro ver o logo de uma fabricante de embreagem caminhão, ele efetuará a conexão rapidamente.
Unidade comunicacional
Um elemento bastante importante, sobretudo que se trata de uma série de estratégias e mídias diferentes é a unidade comunicacional.
Ter, portanto, uma fundamentação de identidade visual pode, em grande medida, fazer com que haja uma unidade dentro dessa perspectiva.
Nesse caso, se há uma impressão de revista e um post em redes sociais, o consumidor conseguirá efetuar a conexão.
Isso pode ser feito a partir do uso de fontes e cores dentro de uma lógica de marca, além, claro, da logomarca.
Referencial imagético
Esse é um ponto de realização que pode ser um dos mais complexos e que poucas empresas chegaram a realizar.
Contudo, ele pode ser um norte para se pensar em estratégias de comunicação visual de uma forma mais abrangente.
Essa perspectiva se realiza quando se vê um conjunto de cores ou uma fonte específica e logo se lembra de uma determinada marca.
Isso é fundamental, e as empresas com grande valor de mercado tem essa dinâmica muito bem fundamentada em suas estratégias.
Banco de imagens: um item indispensável
Partindo desses imperativos, pode ser que as empresas não disponham de recursos para produzir suas imagens.
No entanto, pensando nisso, os bancos de imagem surgem como uma solução perfeita para esse fim.
Essas empresas orientam uma série de produção dos mais diversos tipos de imagem para que, assim, seja possível que as empresas as comprem.
Nesse caso, alguns recursos de produção de imagem acabam sendo barateados e, portanto, abre-se espaço para alguns investimentos novos.
Logicamente, dentro do ambiente digital, há uma variedade bastante grande de imagens que, muitas vezes, podem fazer sentido para uma empresa.
Mas é importante entender que muitas delas estão sob uma lógica de direito autorais e, portanto, incide-se em crime quem faz uso indevido delas.
Os bancos de imagem surgem, também, como uma forma de mitigar esses efeitos de necessidade e possibilidade de efetuar um uso indevido.
Se uma empresa de construção civil estiver procurando uma fotografia de grua de obra para produzir sua arte, basta que ela procure em algum banco específico.
Como encontrar um bom banco de imagens?
É certo que diante de todas as dinâmicas do mercado digital, exista uma série de opções e modalidades de bancos de imagens para as empresas.
Entender um pouco melhor quais são suas características podem ajudar a orientar uma escolha mais assertiva.
O anúncio, por exemplo, de uma instalação de para raios em casas pode incidir em uma demanda muito específica de imagem.
Nesse caso, pode ser que um banco de imagens gratuito não consiga dar conta dessa demanda.
Banco de imagens gratuito
Hoje em dia, há uma série de sites que disponibilizam imagens de forma gratuita para quem deseja utilizá-las.
Normalmente, esses vínculos estão fundamentados na possibilidade de se contratar um pacote para conseguir fotografias melhores.
Seja como for, em termos mais genéricos, esse tipo de perspectiva pode ajudar a fornecer as imagens corretas para a empresa.
Diante disso, se a produção tiver uma abordagem que não necessariamente precisa especificar nada, é possível utilizá-los.
Banco de imagens pago
Já sob uma perspectiva paga, essas dinâmicas acabam ganhando algumas orientações mais específicas.
É certo que os próprios bancos que conseguem efetivar uma atuação gratuita, também, disponibilizam planos pagos.
Nesse caso, algumas especificidades como qualidade, dimensão e temática passam a ter mais abrangência.
Banco de imagens editável
Há, também, alguns sites que se destinam a integrar imagens de outros bancos com mecanismos próprios de edição.
Normalmente, eles são utilizados para efetuar a criação de um layout de forma mais simplificada a partir de templates prontos.
Essa pode ser uma ótima opção para efetuar a criação de posts dentro de uma lógica de redes sociais.
Bancos de imagens próprio
Esse pode parecer um elemento óbvio, mas não é. Muitas empresas, às vezes, precisam de algumas especificidades que só um fotógrafo consegue trazer.
O banco de imagens próprio pode ir desde uma perspectiva autoral até a junção de imagens colhidas em bancos pagos e gratuitos.
Quanto mais opções objetivas o designer tiver, melhor será para que ele consiga montar essas imagens.
Considerações finais
A comunicação visual sempre foi um dos elementos mais importantes dentro de uma lógica empresarial.
Entender, portanto, como efetuá-la de forma salutar pode ser um elemento fundamental para essa realização.
Nesse caso, um dos grandes aliados dessa dinâmica pode e deve ser o banco de imagem como fornecedor de possibilidades.
Partindo da compreensão de quais são os melhores tipos de bancos de imagem, o designer conseguirá efetuar a comunicação mais precisa para a empresa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.