Chat GPT é uma ferramenta baseada em inteligência artificial que vem dando o que falar nos últimos tempos, mas muitos ainda se perguntam sobre o que se trata e por que ela está tão visada ultimamente.
Com pouco tempo de funcionamento, a plataforma já possui milhões de usuários e se tornou o recurso com o maior crescimento da história, mas suas funções geram muitas discussões.
Isso se dá pelo fato de que ela vai mudar o mercado, a educação e a sociedade pela maneira como desenvolve conteúdos. A plataforma é muito recente, por isso ainda não é capaz de reproduzir com a mesma qualidade de um ser humano.
Mas é uma promessa para o futuro e muitos questionamentos se levantam a respeito dos limites éticos para o uso dessa ferramenta, principalmente pelo risco de substituir muitos profissionais.
No entanto, é fato que ela pode ajudar os seres humanos em muitas tarefas, inclusive quando o assunto é vender.
Para explorar o tema, este artigo vai explicar o que é chat GPT, quais são os benefícios da plataforma, o que pode ser feito com ela e de que maneira lojistas e varejistas podem impulsionar suas vendas com a ferramenta.
O que é chat GPT?
Chat GPT é uma ferramenta baseada em deep learning, uma das tecnologias que fazem parte da inteligência artificial. Ela utiliza redes neurais que estabelecem uma conversa com o usuário, processando um grande volume de dados.
Para funcionar, utiliza vários exemplos de linguagem humana para entender o contexto de uma solicitação e responder às demandas.
A ferramenta desenvolvida em 2019 pela OpenAI pode escrever sobre qualquer assunto, por exemplo, esclarecer dúvidas de uma pessoa sobre confecção de uniforme social para recepcionista.
O recurso está crescendo rapidamente porque recebe investimento financeiro de outras empresas que estimulam o desenvolvimento de recursos tecnológicos.
Benefícios do chat GPT
A capacidade do chat GPT e de analisar a informação solicitada e formar uma resposta coerente. Ele apresenta boa capacidade de compreensão e se mostra como uma excelente ferramenta para trabalhos como atendimento ao cliente.
Também aprimora o que já é feito atualmente pelas ferramentas CRM, por isso, traz algumas vantagens para as organizações em relação a processos como:
- Atendimento ao cliente;
- Análise de dados;
- Responder dúvidas frequentes;
- Acelerar processos.
Para melhorar o atendimento ao consumidor, toda a plataforma institucional precisa de uma sessão de perguntas e respostas frequentes. No entanto, alguns consumidores possuem questões específicas e o chat GPT facilita esse processo.
Ele consegue entregar as respostas dentro de um contexto, mas tudo de maneira dinâmica e rápida para o usuário.
Um negócio de predial firma de limpeza pode usá-lo para automatizar atividades mecânicas como fazer agendamentos, entrar em contato com o cliente, enviar mensagens de atendimento e solicitar feedback.
As organizações precisam entender muito bem seu perfil de cliente, e isso acontece por meio da análise de dados para só então poder oferecer os melhores serviços é usar a linguagem adequada para fazer contato, e a plataforma ajuda nesse sentido.
Por fim, uma organização com muita demanda pode esclarecer dúvidas rapidamente e solucionar problemas menos complexos.
A plataforma mostra o quanto os chatbots podem se aperfeiçoar para melhorar a jornada do cliente e torná-la mais eficaz. Mas para seu bom funcionamento, o sistema CRM precisa trabalhar junto.
O que o recurso pode fazer?
Outra pergunta muito comum em relação à plataforma é o que pode ser feito com ela, pois é capaz de estimular a linguagem humana e realizar outras tarefas, como escrever artigos, redações e notícias ou até um código de programação.
Também serve para encontrar erros em códigos, traçar estratégias de vendas, compor músicas e produzir teses acadêmicas.
O maior diferencial dessa plataforma é sua capacidade de se basear no modelo de linguagem para compreender o significado das frases e estabelecer uma comunicação com o usuário.
No atendimento ao cliente de uma empresa especializada em limpeza apartamento novo, é uma maneira de conversar com os consumidores com mais proximidade.
É diferente do chatbot que precisa ser programado com um script para que possa responder às perguntas dos usuários.
Como pode impulsionar as vendas?
Depois de compreender um pouco mais sobre a ferramenta, chegou o momento de saber como usá-la para impulsionar as vendas, e algumas dicas são:
Customizar a comunicação
Não se pode ignorar a necessidade de conversar com o cliente antes e depois da compra, visto que é assim que a marca vai conseguir estreitar suas relações com as pessoas e gerar valor.
Nada impede a companhia de usar o chat GPT para saber sobre assuntos como Curiosidades sobre a cidade do cliente ou até pedir sugestões de assuntos que possam interessar aos compradores.
Um fornecedor que atende clínicas de reabilitação para o dependente químico pode contar um pouco sobre cada cliente e então receber sugestões personalizadas sobre conversas para ter com eles, algo que melhora a relação entre as partes.
Ler e resumir planilhas
O GPT pode ser integrado a outras ferramentas de vendas e gestão, algo que ajuda muito o vendedor que precisa trabalhar com planilhas.
Tudo o que o usuário precisa fazer é pedir para que a inteligência artificial faça isso e insira as categorias no sistema de vendas. Tudo é feito rapidamente, sem precisar de tarefas manuais.
Lembrar de reuniões e ligações
A plataforma evita que os vendedores se esqueçam de ligações e reuniões importantes com os clientes. É possível criar um lembrete de compromisso sobre visitas agendadas e ligações programadas para não se esquecer das tarefas.
Outra possibilidade é fazer uma integração com calendários, integrando a inteligência artificial ao calendário pessoal, como no caso do Google Agenda, para poder gerenciar os compromissos de maneira centralizada.
Uma clínica de profissionais home care nutricionista também pode usar a plataforma para analisar dados, como as ligações programadas e o número de visitas, além de identificar tendências para melhorar contatos futuros.
Fazer resumos
Vendedores B2B precisam estar sempre atualizados com boas práticas de mercado, mas nem sempre é possível estudar e se profissionalizar, mas o chat GPT pode ajudar nesse sentido.
Uma dica é pedir que resuma os livros importantes da área, assim como filmes e palestras para ganhar tempo e ter mais conhecimento.
É importante colocar que mesmo que a ferramenta possa fazer isso, não é o melhor caminho, pois um profissional que lê o que precisa, frequenta palestras e procura outras formas de estudar sempre terá mais conhecimento do que outro que se apega a resumos.
Monitorar avaliações e opiniões
Se uma empresa de treinamento de bombeiro civil quiser saber quais são as opiniões de seus clientes, pode pedir para que a ferramenta analise online o que as pessoas estão falando sobre a marca.
Ela consegue mostrar clientes que fizeram elogios, quem está satisfeito com o recurso, entre outras opiniões que os consumidores costumam compartilhar na internet.
Aprender os prompts
O grande segredo para o bom desempenho da ferramenta é saber utilizá-la, e para isso existem os prompts que são sugestões, gatilhos, estímulos e incentivos.
Existem muitos na internet e nada mais são do que comandos para copiar e colar, e com isso melhorar as estratégias em vendas usando o chat GPT. Mas para alcançar uma boa performance, o ideal é criar os próprios prompts.
Analisar a concorrência
Outra coisa que um chaveiro especializado em abertura de porta pode fazer com o chat é analisar sua concorrência para compreender o perfil de outros negócios que atuam no mesmo segmento.
Isso é muito importante para que a marca possa se diferenciar, e por meio de listas, textos e tabelas, a organização identifica as principais características de seus concorrentes.
Aumentar a produtividade
Os softwares de vendas que existem atualmente ajudam os vendedores a se livrarem de tarefas manuais, como receber pedidos pelo WhatsApp, compras por e-mail ou emitir esses pedidos manualmente.
Um fabricante de espelho banheiro sob medida pode fortalecer essa tarefa com o chat GPT para aumentar sua produtividade.
Uma forma de fazer isso é jogar o histórico de compras de um cliente na ferramenta e pedir que ela elabore um pitch de vendas para fazer upsell, considerando o histórico do computador.
Uma plataforma e-commerce pode se basear nos produtos mais vendidos e com isso oferecer soluções mais assertivas.
Considerações finais
O chat GPT pode ajudar as empresas e de muitas formas, inclusive para aumentar as vendas e ter mais lucros, principalmente quando a plataforma é utilizada junto com outras ferramentas, como o CRM.
As dicas mostradas ao longo do conteúdo são apenas algumas maneiras de fazer isso, mas conforme a plataforma evolui, trará outras possibilidades para facilitar o trabalho dos vendedores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.