Marketing multinível é um tipo de negócio em que os produtos e serviços são comercializados por meio de uma rede de distribuidores independentes.
Eles são incentivados não apenas a vender as soluções, mas também a recrutar novos distribuidores para a rede, além de receberem comissões pelas vendas realizadas por eles mesmos e pelos distribuidores recrutados.
Baseia-se na ideia de que a recomendação pessoal e o marketing boca a boca são formas eficazes de promover os produtos e serviços. Esses profissionais são incentivados a construir suas próprias redes de contatos, além de treinar e motivar os recrutados.
Eles também podem recrutar novos membros e com isso é possível formar uma fonte de renda adicional e até mesmo construir uma carreira em tempo integral.
Mesmo diante de algumas críticas relacionadas ao modelo de negócio, é inegável que o marketing multinível está muito presente na sociedade e várias marcas aproveitam seus benefícios.
Além disso, também é uma forma de começar a trabalhar rapidamente, principalmente pessoas que procuram uma fonte de renda adicional.
Para entender melhor o assunto, este artigo vai mostrar os benefícios do marketing multinível, falar um pouco sobre seu funcionamento e o que fazer para aplicá-lo do jeito certo.
Benefícios do marketing multinível
O marketing multinível oferece diversos benefícios para os distribuidores e para as marcas que investem nesse modelo de negócio. Entre os principais estão:
- Flexibilidade de horário;
- Baixo custo inicial;
- Ganhos ilimitados;
- Desenvolvimento pessoal e profissional;
- Construção de rede de contatos;
- Incentivos e recompensas.
Uma das maiores vantagens do marketing multinível é a flexibilidade para os distribuidores, pois essas pessoas podem trabalhar em seu próprio horário e de qualquer lugar.
Por exemplo, o vendedor pode trabalhar para uma marca de lavadora de piso alfa A5 da maneira como preferir, o que costuma ser muito atraente para pessoas que querem conciliar o trabalho com outras responsabilidades.
Em comparação com outras oportunidades de negócio, o custo inicial para se tornar distribuidor de marketing multinível costuma ser baixo.
Muitas empresas oferecem kits de entrada acessíveis, o que permite que indivíduos com recursos financeiros limitados possam ter o próprio negócio, mesmo fazendo um baixo investimento.
Os distribuidores têm a mesma oportunidade de ganhar comissões não apenas com suas vendas, mas também com as vendas realizadas por outros membros da equipe.
Isso potencializa os ganhos ilimitados, uma vez que distribuidores dedicados e talentosos conseguem alcançar níveis significativos de sucesso financeiro.
A modalidade também oferece várias oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, uma vez que é possível aprimorar as habilidades de comunicação, liderança, negociação e vendas.
Os profissionais também recebem treinamento e suporte contínuos da empresa e por parte dos líderes de equipe.
O distribuidor que trabalha para um fabricante de aparelho cardiologista de cachorro pode expandir significativamente sua rede de contatos pessoais e profissionais, o que gera oportunidades de negócios adicionais, parcerias e conexões ao longo do tempo.
Além de tudo isso, muitas empresas de marketing multinível oferecem incentivos, prêmios e recompensas para reconhecer e motivar o desempenho dos vendedores, como viagens, bônus em dinheiro, prêmios em produtos, entre outros.
Como funciona o marketing multinível?
Como falado anteriormente, as empresas que trabalham com esse modelo de negócios comercializam seus produtos e serviços por meio de uma rede de distribuidores independentes.
Eles são incentivados não apenas a vender os produtos, como também a recrutar outros vendedores para a rede.
Cada um deles recebe uma comissão não apenas pelas vendas que realiza, mas também pelas vendas efetuadas pelos distribuidores recrutados, e isso forma uma estrutura hierárquica como uma rede.
É possível lucrar com a venda direta dos produtos e serviços da organização, além do mais, cada vendedor recebe uma porcentagem das vendas realizadas pelos distribuidores recrutados, o que é conhecido como bônus de recrutamento.
Mas independentemente do segmento de atuação, seja para vender uniforme cozinha industrial ou produtos de beleza, o sucesso está na capacidade de construir uma equipe sólida e motivada.
Os distribuidores bem-sucedidos são aqueles que conseguem recrutar e treinar uma rede dedicada e eficaz, oferecendo suporte, treinamento e motivação contínuos para a equipe. Desse modo, essas pessoas também podem alcançar o sucesso nas vendas.
Como fazer marketing multinível?
Para fazer marketing multinível, é necessário adotar uma série de estratégias que vão construir e expandir a rede de distribuidores e promover os produtos e serviços da marca.
O primeiro passo é pesquisar e escolher uma empresa sólida que ofereça soluções de qualidade. Por isso, é muito importante verificar sua reputação, a história no mercado, a demanda por seus produtos e o plano de compensação para os distribuidores.
Depois de selecionar a empresa, é necessário se cadastrar como distribuidor independente, o que pode envolver o preenchimento de formulários online ou físicos, além de pagar uma taxa de adesão ou comprar um kit de produtos.
Supondo que uma pessoa decidiu trabalhar para um fabricante de pasta prontuário personalizada , também vai precisar participar de um treinamento para compreender o plano de negócios, os produtos e serviços, as estratégias e como fazer recrutamento.
Uma das formas de alcançar o sucesso no marketing multinível é construir uma rede de contatos pessoais e profissionais, o que o indivíduo pode fazer por meio de amigos, familiares, colegas de trabalho e até nas redes sociais.
O objetivo é apresentar os produtos e serviços e identificar pessoas interessadas que possam se tornar clientes ou distribuidores.
A partir do momento em que a rede de contatos é estabelecida, o distribuidor pode apresentar os produtos e a oportunidade de negócio.
O ideal é fazer isso por meio de reuniões presenciais, apresentações online, eventos de lançamento ou demonstrações de produtos.
Deve-se destacar os benefícios das soluções, quais são os potenciais de ganho no plano de compensação, além dos recursos como suporte e treinamento oferecidos pela marca.
O distribuidor de uma marca de implante de cabelo feminino vai acompanhar os prospectos para esclarecer dúvidas, fornecer informações adicionais e ajudar essas pessoas a tomar uma decisão informada.
Isso pode ser feito por meio do envio de materiais informativos, reuniões de acompanhamento ou sessões de treinamento personalizadas.
A partir do momento em que os distribuidores são recrutados, é fundamental oferecer suporte, treinamento e orientação, para que possam alcançar o sucesso em seu próprio negócio.
Muitos líderes ajudam essas pessoas por meio de materiais de treinamento, mentoria individual e até ajudando-os a se desenvolver de maneira pessoal e profissional.
Só que também é muito importante ter em mente que o sucesso com esse modelo de negócios não acontece da noite para o dia, muito pelo contrário.
É necessário dedicar tempo e esforço, além de ser persistente e trabalhar com estratégias consistentes para construir uma rede sólida e alcançar os objetivos de vendas e recrutamento.
O distribuidor de um fabricante de toldo eletrico deve manter o foco e o comprometimento com o processo, mesmo diante de desafios e obstáculos, assim, vai alcançar o sucesso com o marketing multinível.
Dicas para escolher uma marca
Ao escolher uma marca de marketing multinível, existem vários fatores que precisam ser considerados para que a decisão seja bem sucedida.
Como falado anteriormente, é necessário analisar cuidadosamente a reputação da empresa em seu mercado de atuação, saber um pouco mais sobre sua história, sua credibilidade e sua transparência em relação ao plano de negócios.
Por exemplo, se o distribuidor decidir trabalhar com um fornecedor de crachá de identificação para educação infantil deve avaliar a qualidade e a demanda dos produtos, sempre prezando pela alta qualidade.
Também é fundamental que essa solução tenha uma demanda sólida e um mercado-alvo bem definido, desse modo, vai ficar muito mais fácil atrair potenciais clientes e distribuidores.
Deve-se considerar o plano de compensação oferecido pela empresa, em termos de remuneração, comissões, bônus, incentivos e requisitos de qualificação, sempre se certificando de que o plano de compensação é justo, lucrativo e sustentável.
Outro ponto fundamental é considerar o suporte e o treinamento oferecidos pela empresa, dando preferência para as organizações que fornecem recursos abrangentes, como materiais de treinamento, sessões de orientação e mentoria.
Uma marca de móveis para escritório de psicoterapia comportamental infantil , bem como qualquer outra empresa que trabalhe dessa forma, precisam fazer isso para que o distribuidor tenha sucesso.
Por fim, é importante conhecer as políticas e procedimentos da organização em relação à ética nos negócios, conformidade regulatória e compromisso com a integridade e a transparência.
Considerações finais
O marketing multinível é uma oportunidade de empreender e construir o próprio negócio de maneira flexível e com potencial de ganhos ilimitados.
Só que é muito importante escolher uma empresa respeitável, que ofereça produtos de qualidade e que tenha um plano de compensação justo.
Com dedicação, perseverança e comprometimento, é possível alcançar o sucesso com esse modelo de negócios, aproveitar os benefícios de ter uma rede de distribuidores e conquistar ganhos elevados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.