Fidelizar clientes é uma etapa crucial de qualquer negócio. Além de expandir o negócio a divulgar seus produtos e serviços para potenciais clientes, é preciso mostrar a eles por que seguir com uma empresa é estratégico.
Existem diferentes estratégias para conseguir isso, desde oferecer um atendimento excelente desde o momento da pesquisa até o pós-compra, marcar presença on-line, criar programas de fidelidade, trabalhar com cupons de descontos e promoções exclusivas para quem compra com a empresa de forma recorrente. Se o seu negócio trabalha com itens para borracharia, veja algumas dicas de como fidelizar a clientela!
Excelentes serviços e produtos
É difícil que a clientela volte se os produtos e serviços oferecidos não forem bons. Por isso, esse é o primeiro passo. Para verificar como as pessoas que já contrataram a sua borracharia a avaliam, é importante investir em pesquisa sobre o nível de satisfação dos clientes e ver suas críticas e elogios.
Em seguida, é preciso ler essas avaliações de forma inteligente, transformando-as em dados que possam ser utilizados posteriormente para criar novas estratégias. O uso de inteligência artificial ou programas capazes de cruzar diferentes dados é recomendado para ter mais insights com mais eficiência.
Também é possível inovar ao oferecer serviços complementares desde troca de óleo até alinhamento e balanceamento e verificação de freios, além de serviços emergenciais que permaneçam abertos durante 24 horas. Isso ajuda a tornar a sua borracharia uma referência em sua região.
Experiência positiva
Garantir uma experiência positiva aos clientes passa por vários requisitos. Um deles é oferecer ótimo atendimento, com equipes bem qualificadas e cientes das informações de que os clientes podem precisar, além de oferecer um tratamento profissional, eficiente e acolhedor.
No ramo da borracharia, outro fator essencial quando se fala em atendimento é transparência e confiança. É essencial fornecer orçamentos transparentes, em que cada um dos custos seja detalhado com clareza.
Um serviço só deve ser iniciado após a autorização dos clientes. Se eles tiverem dúvidas sobre a indicação de um procedimento ou produto, é preciso explicar em linguagem acessível, para garantir-lhes informação de qualidade para tomar decisões com assertividade e tranquilidade.
Pós-venda
No atendimento, também é preciso desenvolver caminhos eficazes para resolver os problemas dos clientes. Nenhum deles vai querer gastar horas sendo repassado de um funcionário para outro até conseguir ter a sua necessidade atendida.
Não se esqueça do pós-venda, momento em que os clientes podem mudar as percepções positivas que tiveram da empresa se não conseguirem trocar um produto defeituoso ou ter problemas sobre o método de pagamento escolhido, entre outros exemplos.
Presença on-line
Como outros setores da economia atual, as borracharias precisam marcar presença no mundo virtual. Isso começa com a montagem de um site adequado, divulgando informações básicas, como serviços, produtos, endereço, meios de contato, horário de funcionamento, entre outras informações.
Além disso, é fundamental investir em redes sociais, já que elas são o meio pelo qual vários clientes podem conhecer a sua borracharia. São nelas também que você pode divulgar cupons de descontos exclusivos para quem segue as páginas da borracharia e incentivá-los a compartilhar posts e a recomendar o seu negócio (recebendo em troca descontos em alguns serviços, por exemplo).
Essa presença on-line também ocorre a partir do uso inteligente de tecnologias como agendamento on-line (o que facilita a organização da agenda diária) e plataformas que aceitam várias opções de pagamentos — o que requer segurança digital para garantir a privacidade dos dados pessoais e bancários dos clientes.
Programas de fidelidade
Por fim, programas de fidelidade são uma estratégia bastante conhecida quando o assunto é fidelização de clientes. Tais programas oferecem recompensas para clientes após comprar um determinado número de produtos e/ou serviços.
Existem várias possibilidades de descontos: aqueles exclusivos para quem já frequenta a borracharia com frequência (e oferecer a eles um cartão fidelidade) ou aqueles em determinados momentos do ano (motivados por férias, feriados, etc.) para estimular clientes antigos a voltarem ou para atrair novos clientes.