Como impactar seus clientes com marketing de guerrilha?

marketing de guerrilha

Marketing de Guerrilha é mais uma estratégia que as empresas podem usar para alcançar seus objetivos, entre tantas outras opções que o marketing oferece para negócios dos mais variados portes e segmentos.

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas organizações hoje em dia é conseguir chamar a atenção das pessoas. O público é constantemente alvo de uma grande quantidade de informações e isso se deve ao excesso de informação da internet.

Além dessa realidade, outros fatores aumentam essa dificuldade, como a concorrência, a variedade de opções em produtos e serviços, entre outras situações que distraem as pessoas e aumentam o desafio.

O marketing digital facilitou a comunicação com os consumidores, visto que a marca pode usar diferentes plataformas e estratégias para se aproximar de seu público-alvo, mesmo assim, muitos percebem as dificuldades de alcançar esse propósito.

No meio dessa situação, o marketing de guerrilha surge como uma maneira inovadora de atrair leads e clientes e é usado por empresas que querem bons resultados, mas sem investir rios de dinheiro.

Por mudar muitas coisas na realidade do negócio, este artigo vai explicar o que é marketing de guerrilha, quais são os tipos que podem ser usados e como impactar os clientes usando essa estratégia.

O que é marketing de guerrilha?

Marketing de guerrilha nada mais é do que uma estratégia inovadora, de baixo custo e pouco convencional para divulgar a marca, seus produtos e serviços.

Essa estratégia se baseou na Guerra do Vietnã porque os vietnamitas usavam táticas de guerrilha criativas e incomuns, mesmo com poder de fogo menor, para surpreender seus adversários.

Ao trabalhar com ele, um fabricante de cabine primária alta tensão consegue chocar o público, se mostrar como algo grandioso e provocar impactos positivos que ajudam a promover a marca sem muitos investimentos.

Tipos de marketing de guerrilha

As ideias relacionadas a esse tipo de marketing se manifestam de maneiras diferentes, mas todas elas são embasadas em muita criatividade e na capacidade de impactar as pessoas. Alguns dos principais tipos são:

  • Outdoor;
  • Indoor;
  • Discreto;
  • Interativo.

O marketing de guerrilha em outdoor são estratégias ao ar livre, geralmente intervenções em espaços públicos e eventos externos, como no caso de feiras e exposições.

O foco dessa estratégia é atrair a atenção das pessoas que conhecem bem a marca, mas ela também pode trabalhar com outro tipo de ação, como no caso do marketing indoor que acontece em locais fechados.

É uma estratégia muito comum em espaços como shoppings, banheiros, aeroportos, metrôs, entre outros espaços com um fluxo considerável de pessoas.

Um consultório de nutricionista infantil pode investir no marketing de guerrilha discreto que visa promover a marca de maneira quase que imperceptível, além de usar estratégias orgânicas para divulgação.

Costuma estar presente em produções audiovisuais e faz as pessoas usarem determinado produto de maneira natural, mencionando a marca em um diálogo.

Também existe o marketing de guerrilha interativo, que permite ao público interagir com intervenções que são parte da campanha. Para transmitir a mensagem desejada, o público precisa executar uma ação.

Como impactar os clientes?

Para aproveitar todo o marketing de guerrilha, a empresa precisa investir em algumas estratégias e ações, são elas:

Conhecer o público-alvo

Para criar uma boa estratégia, assim como acontece com as transações de marketing, a primeira coisa que a organização precisa fazer é conhecer o público que deseja impactar.

É fundamental considerar a persona da companhia para que a ação realmente possa se encaixar aos valores, desejos e necessidades dos consumidores.

Isso é importante tanto para os clientes que usam os produtos e serviços quanto para a audiência que tem perfil para adquiri-los.

Investir em interatividade

As marcas podem investir em interatividade porque as pessoas gostam de interação, visto que ela torna tudo muito mais dinâmico e interessante, criando uma experiência na qual o consumidor se sente parte do que está sendo feito.

Uma marca de jukebox original pode se inspirar em vários exemplos de marketing de guerrilha capazes de engajar a audiência por meio da interatividade, jogos, competições e movimentos.

Saber inovar

A base para uma boa estratégia de guerrilha é ser criativo e usar ações inovadoras. Em outras palavras, a organização precisa trabalhar com ações que ainda não foram usadas por outras empresas e capazes de chamar a atenção das pessoas.

Pode ser um pouco difícil criar algo desse tipo, mas é justamente aqui que o negócio vai se basear em outras ideias e casos de sucesso como inspiração.

São estratégias de outras empresas que servem como estímulo para a criatividade e que ajudam o negócio a conquistar uma boa fama.

Trabalhar com simplicidade

Uma estratégia de marketing de guerrilha não precisa ser grandiosa, visto que, muitas vezes, a ideia pode ser simples e inteligente, capaz de surpreender o público muito mais do que ações chamativas.

Uma empresa de caldeiraria universal pode se basear em grandes marcas porque elas conseguem surpreender a audiência de maneira sucinta e marcante.

Seguir o estilo do negócio

Ao elaborar campanhas de marketing, o gestor precisa considerar se a empresa precisa de algo mais sério ou se sua estratégia pode ser um pouco mais leve e divertida.

O marketing de guerrilha atende a essas necessidades, mas é fundamental que o estilo da marca seja considerado.

É uma prática que pode ser usada de várias maneiras, mas ela precisa se adaptar de acordo com a necessidade da organização para que se mantenha autêntica.

Ampliar as mídias

Depois de criar uma estratégia, ela precisa ser divulgada em vários canais diferentes, pois é assim que vai gerar buzz para a marca.

Uma empreiteira que acabou de lançar um prédio comercial com escritório planejado para duas pessoas deve trabalhar a amplificação das mídias para maximizar os resultados.

Usando o marketing digital, fica mais fácil fazer a divulgação e os eventos devem ser documentados em vídeos que serão publicados no canal da marca no YouTube. Além disso, se a campanha for boa, pode ser compartilhada nas redes sociais.

Escolher bem os canais

Não é porque o negócio precisa variar os canais que vai usar qualquer plataforma, na verdade, a estratégia precisa ser veiculada nos canais compatíveis com o negócio e onde o público-alvo está.

Trata-se de uma escolha estratégica e diferentes possibilidades podem ser consideradas, tanto online quanto offline.

Cuidar da execução

Embora o planejamento seja extremamente importante, a companhia não deve focar apenas nele, visto que o momento da execução da campanha também é fundamental para alcançar os resultados esperados.

Um fabricante de pressurizador água residencial precisa administrar todos os materiais necessários, elaborar um cronograma e acompanhar possíveis parceiros, caso exista uma parceria, para que tudo corra como esperado.

Para não atrapalhar o andamento da execução e não se esquecer de nada, uma dica é criar uma lista com tudo o que precisa ser feito.

Monitorar os resultados

Depois de colocar as estratégias de marketing de guerrilha em ação, chegou o momento de monitorar alas para saber como está seu desempenho.

Todos os resultados obtidos, assim como o engajamento do público com a estratégia, devem ser devidamente monitorados para ter certeza de que estão de acordo com as metas esperadas.

O negócio também precisa acompanhar a reação do público e se certificar de que está sendo positiva, caso contrário, é necessário fazer alguns ajustes.

Importância do marketing de guerrilha

Uma empresa de comodato de impressora deve investir em marketing de guerrilha porque se ele for comparado com outras estratégias, é possível notar que existem muitas diferenças técnicas.

Mas a maior diferença é a abordagem, algo fundamental para realmente chamar a atenção do consumidor que é constantemente bombardeado com muitas informações.

As pessoas também precisam lidar com tarefas urgentes e prazos apertados, por isso acabam se tornando mais seletivas sobre aquilo que realmente vale a pena prestar atenção.

Os anúncios convencionais se tornaram uma distração e as pessoas simplesmente não querem mais ser incomodadas com propagandas comuns.

A estratégia de marketing de guerrilha de uma empresa de laudo técnico de insalubridade foge desse padrão, porque não é ignorada e ainda causa uma boa impressão que permanece na mente dos consumidores.

É uma ação que simplesmente provoca reações nos indivíduos e os fazem reavaliar suas preferências e hábitos.

Considerações finais

Trabalhar com marketing pode ser muito difícil em alguns momentos porque as organizações não sabem mais o que criar e como criar para chamar a atenção dos consumidores, e o marketing de guerrilha vem para resolver essa questão.

Ele traz uma proposta de abordagem diferente e realmente capaz de fazer o negócio se destacar, independentemente de seu tamanho ou mercado de atuação.

Trabalhar com ele é levar as soluções da marca para uma quantidade maior de pessoas e de maneira inteligente.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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