Como o marketing de vídeo pode aumentar o seu engajamento?

marketing de vídeo

O Marketing de Vídeo, também conhecido como Vídeo Marketing, é uma estratégia muito útil nos dias de hoje, tendo em vista a preferência dos usuários por conteúdos audiovisuais.

Qualquer uso de vídeo no planejamento de marketing para atrair e reter clientes pode ser considerado Vídeo Marketing. Ele está presente em vários tipos de estratégias, como campanhas publicitárias, vídeos institucionais e vídeos educacionais.

Também pode ser veiculado em vários canais e em diferentes formatos, e isso traz mais flexibilidade para que o negócio escolha de que maneira vai encaixar a prática na promoção do negócio.

Essa estratégia é cada vez mais comum devido aos impactos da transformação digital no dia a dia, além disso, as pessoas lidam com uma quantidade cada vez maior de informações, muito além daquilo que podem absorver.

Por essa razão, elas selecionam muito bem o tipo de conteúdo que vão consumir e o vídeo acaba sendo o formato preferido, estando acima dos materiais estáticos.

No entanto, além de compreender o conceito dessa estratégia, outros pontos devem ser de conhecimento da organização para colocá-la em prática.

Pensando nisso, este texto vai explicar a importância do Vídeo Marketing, os benefícios que essa ação oferece, como executá-la e como ela ajuda a aumentar o engajamento.

Importância do Marketing de Vídeo

O Marketing de Vídeo tem um papel fundamental para as estratégias de marketing digital do negócio. Entre os motivos que justificam sua importância estão:

  • Engajamento;
  • Memorabilidade;
  • Atratividade;
  • Compartilhamento;
  • Bom posicionamento;
  • Versatilidade.

Os vídeos conseguem prender a atenção do público e proporcionam uma experiência imersiva que envolve os espectadores. Com isso, acaba trazendo um engajamento maior para a marca.

Um vídeo sobre instalação de válvula pneumática manual será lembrado por muito mais tempo do que um conteúdo escrito ou uma imagem. Então, se a organização quiser ficar marcada na mente de seu público-alvo, deve investir nesse tipo de material.

Ele também se destaca porque consegue chamar a atenção no meio de outros formatos, e sua atratividade aumenta as chances de cliques, visualizações e interações.

Esses materiais também têm um alto potencial de compartilhamento nas redes sociais, pois quando o vídeo é interessante, emocionante, divertido ou informativo, faz com que a empresa alcance mais pessoas de forma orgânica por conta do compartilhamento.

A marca deve incorporar essa estratégia para melhorar seu desempenho nos mecanismos de busca e com isso posicionar seus canais entre os primeiros resultados de pesquisa.

O Marketing de Vídeo também é uma estratégia muito versátil e capaz de atender a diferentes objetivos. A companhia pode adaptá-lo para todas as etapas do funil de vendas, desde a conscientização até a fidelização do cliente.

Além do mais, um empreendimento que faz locação de barraquinha de mini pizza para festa pode compartilhar seus conteúdos em diferentes canais para se comunicar com o público em diversos pontos de contato.

Benefícios do Vídeo Marketing

Investir em Vídeo Marketing também traz muitos benefícios para a empresa, e um deles é o fato de que esse formato é simplesmente adorado pelo público.

O aumento na criação desse tipo de material se deve ao fato de que as organizações obtêm uma resposta positiva, visto que a procura por vídeos é muito maior do que por outros formatos.

A companhia também percebe um aumento considerável no engajamento, isso porque, ao criar e compartilhar esse tipo de conteúdo, o público estará mais propício a interagir.

Além disso, as pessoas estão muito mais propensas a comprar com marcas que criam vídeos, desde um conteúdo criado por um influenciador digital até uma produção voltada para o lançamento de uma nova solução.

Em resumo, as pessoas se sentem mais confiantes para comprar depois de assistirem o vídeo. Por ser um formato popular e aumentar o engajamento dos usuários, o alcance do negócio também melhora consideravelmente.

Por exemplo, o vídeo de um hotel mostrando seu café da manhã para 20 pessoas será compartilhado facilmente na internet, o que ajuda a alcançar novos clientes.

As plataformas de vídeo na internet, como o YouTube, também são fontes de informação para os usuários, ou seja, as pessoas procuram esses canais para esclarecer suas dúvidas.

Se a marca apostar na criação de conteúdo em vídeo, vai fazer seu tráfego orgânico aumentar consideravelmente. Esses materiais também são uma excelente opção para conteúdo de e-mail marketing porque aumentam os cliques e visualizações.

De que modo aplicar o Vídeo Marketing?

Para aplicar o Marketing de Vídeo, o primeiro passo é planejar o conteúdo para definir seu propósito. A empresa também precisa conhecer muito bem seu público-alvo para compreender suas necessidades e abordar assuntos do seu interesse.

Assim como acontece com qualquer outra estratégia de marketing, é indispensável estudar o mercado para saber o que os concorrentes estão fazendo e criar materiais que se destacam.

Um buffet de casamento simples deve elaborar os materiais de acordo com as etapas do funil de vendas, com vistas a evoluir os potenciais clientes, desde o momento em que descobrem um problema até a aquisição de um produto ou serviço.

O roteiro do vídeo precisa ser bem elaborado para que ele possa ser produzido e divulgado nos canais onde o público-alvo se encontra.

A companhia deve levar em conta as ferramentas que precisa para produzir o conteúdo, com base em um bom planejamento e estratégias que vão ajudar a alcançar a audiência certa.

Para aplicar o Marketing de Vídeo, é indispensável criar conteúdos explicativos com as imagens dos produtos e serviços oferecidos.

Outro ponto fundamental nesse processo é investir em divulgação nas redes sociais, e-mail marketing e campanhas publicitárias para aumentar o alcance e a visibilidade do negócio.

Como o Marketing de Vídeo aumenta o engajamento?

Como mencionado anteriormente, essa estratégia de marketing digital consegue aumentar o engajamento do público com a marca.

Uma das formas de alcançar esse objetivo é contar histórias cativantes, por meio de uma técnica conhecida como storytelling. Trata-se da criação de vídeos que contam histórias envolventes e que ajudam a estabelecer uma conexão emocional com o público.

Para trabalhar dessa forma, um negócio que vende máquina vending café expresso capuccino chocolate quente deve construir uma identidade para estabelecer laços profundos com os potenciais clientes.

Os vídeos também são a oportunidade de interagir diretamente com os usuários, portanto, podem ser produzidos para responder perguntas, abordar comentários ou até mesmo para criar uma enquete interativa que estimule a participação do público.

Para aumentar ainda mais o engajamento, a empresa deve inserir chamadas para ação que vão direcionar os espectadores para ações específicas, como se inscrever no canal, compartilhar o vídeo ou visitar o site do negócio.

Um fornecedor de caixa de papelão branca personalizada também deve criar essas chamadas para aumentar o envolvimento do público e converter as visualizações em ações concretas.

Tipos de Vídeo Marketing

Existem diferentes tipos de vídeos que podem ser produzidos dentro de um planejamento de Vídeo Marketing, e entre os principais estão:

  • Vídeos educacionais;
  • Vídeos de entretenimento;
  • Depoimentos;
  • Materiais institucionais;
  • Animações.

Os vídeos promocionais apresentam os produtos e serviços e sua função é despertar o interesse do público para aumentar as conversões e convencer os usuários a comprar.

Os materiais educacionais, por sua vez, têm o intuito de ensinar alguma coisa ao público, seja sobre as soluções oferecidas pela marca ou temas relacionados ao nicho de atuação.

Até mesmo um fabricante de caixote plástico pode criar vídeos de entretenimento para divertir e entreter o público, sem transmitir uma mensagem publicitária diretamente.

São conteúdos mais leves e que costumam ser usados para aumentar o engajamento e construir uma relação positiva entre a marca e os usuários. Para isso, eles aproveitam os gatilhos mentais que criam uma conexão com a audiência.

Outro formato muito usado pelas empresas são os vídeos de depoimentos que apresentam casos de sucesso dos clientes da marca, mostrando um pouco mais sobre a experiência deles, além de trazer declarações de colaboradores e parceiros.

Os vídeos institucionais trazem um pouco mais sobre a companhia e seu cotidiano, com a intenção de compartilhar sua história, valores e aspectos da cultura organizacional.

Um empreendimento que confecciona camisa com logotipo da empresa deve usar esse tipo de conteúdo para gerar conexão emocional com os usuários e humanizar sua marca.

Por fim, os vídeos animados utilizam elementos gráficos para transmitir a mensagem do negócio de maneira mais criativa. É uma opção interessante para companhias que querem adequar informações complexas de maneira mais simples.

Considerações finais

Os vídeos são o formato de conteúdo que mais cresce na internet e são os preferidos entre os usuários. Isso porque eles são mais fáceis de compreender e trazem elementos visuais que chamam a atenção das pessoas.

Por causa disso, é um tipo de material que deve fazer parte do planejamento de marketing digital, independentemente da área de atuação da empresa.

Reproduzir vídeos é indispensável para se aproximar do público-alvo, entregar conteúdo de qualidade e aumentar o engajamento com a marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + dez =