Da infância à adolescência: como os produtos acompanham os jovens consumidores

Para continuarem relevantes em um mercado cada vez mais competitivo, as marcas devem se ajustar ao que influencia os consumidores desde cedo. Na infância, os produtos tendem a ser mais interativos, refletindo a curiosidade desse período. Já na pré-adolescência, os itens se adaptam aos interesses de cada jovem, que começa a desenvolver a própria personalidade.

Uma promoção de brinquedos no Dia das Crianças tem mais chances de fazer sucesso se tiver esse tipo de estratégia como base. Aprenda mais sobre o assunto a partir do conteúdo a seguir.

Influências culturais e marketing

Os produtos que chegam às prateleiras virtuais e físicas refletem transformações culturais, seguindo a rápida evolução tecnológica. As influências culturais impactam diretamente o marketing de cada item.

De acordo com um estudo realizado pela McKinsey and Company, empresa de consultoria empresarial americana, 76% dos consumidores consideram comprar de marcas que oferecem experiências customizadas. Além disso, 78% dos consumidores tendem a voltar a consumir de empresas que oferecem personalização.

Dessa forma, as campanhas atuais acompanham e impulsionam as tendências, mantendo conexão emocional com o público desde cedo. Muitas marcas permitem que os consumidores personalizem os produtos, alinhando a compra com a identidade de cada cliente.

Essa ideia colabora com a inclusão de diferentes perspectivas sociais: é mais fácil encontrar bonecas de diferentes etnias e cores de pele, assim como roupas de tamanhos variados, pensadas para vários corpos.

Isso é fundamental para o desenvolvimento da infância à adolescência por oferecer a oportunidade de os consumidores jovens afirmarem a própria identidade de maneira autêntica, enquanto se conectam com o mundo ao redor. Veja exemplos abaixo.

Brinquedos para crianças

Nos primeiros anos da infância, as crianças aprendem e absorvem informações a cada passo. Os brinquedos divertem e estimulam esse processo. Bonecas e blocos de montar são os artigos mais populares por simularem a realidade de maneira lúdica, fácil de entender e interagir.

Coleções para pré-adolescentes

Quando as crianças entram na fase da pré-adolescência, os brinquedos começam a dar espaço para itens mais relacionados aos interesses pessoais. Amigos e influenciadores direcionam as escolhas, procurando seguir tendências e estilos diferentes. As marcas lançam coleções consideradas “descoladas” para essa faixa etária.

Moda para adolescentes

A adolescência é uma fase de descobertas, em que a definição de identidade se torna mais intensa. As redes sociais que priorizam imagens, como Instagram e TikTok, são as favoritas do público que gosta de compartilhar preferências com milhões de seguidores ao redor do mundo.

Como a tecnologia influencia esse processo?

A tecnologia tem transformado o universo infantil, criando experiências que vão além do entretenimento. Brinquedos tecnológicos e jogos que utilizam inteligência artificial estão moldando novas formas de interação, permitindo que as crianças aprendam enquanto se divertem.

Um exemplo marcante é o Minecraft, que adapta o famoso jogo para o ambiente educacional. Nesse universo virtual, crianças e até mesmo adolescentes se divertem e aprendem conceitos de matemática, ciências e até história por meio de desafios criativos e colaborativos.

As marcas têm observado o crescente interesse dos jovens por temáticas que surgem no digital e, em resposta, têm adaptado seus produtos. Assim, brinquedos, roupas e acessórios com personagens, elementos e cenários de jogos têm ganhado destaque no mercado.

Consumo consciente

Outro aspecto importante é que as marcas que entendem a importância da sustentabilidade estão criando produtos que respeitam o meio ambiente, como brinquedos e roupas feitas com materiais reciclados ou biodegradáveis.

Essa tendência se alinha aos valores de jovens que estão aprendendo a preservar o meio ambiente e se preocupam com práticas ecológicas para garantir um futuro cada vez mais sustentável.

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