Para continuarem relevantes em um mercado cada vez mais competitivo, as marcas devem se ajustar ao que influencia os consumidores desde cedo. Na infância, os produtos tendem a ser mais interativos, refletindo a curiosidade desse período. Já na pré-adolescência, os itens se adaptam aos interesses de cada jovem, que começa a desenvolver a própria personalidade.
Uma promoção de brinquedos no Dia das Crianças tem mais chances de fazer sucesso se tiver esse tipo de estratégia como base. Aprenda mais sobre o assunto a partir do conteúdo a seguir.
Influências culturais e marketing
Os produtos que chegam às prateleiras virtuais e físicas refletem transformações culturais, seguindo a rápida evolução tecnológica. As influências culturais impactam diretamente o marketing de cada item.
De acordo com um estudo realizado pela McKinsey and Company, empresa de consultoria empresarial americana, 76% dos consumidores consideram comprar de marcas que oferecem experiências customizadas. Além disso, 78% dos consumidores tendem a voltar a consumir de empresas que oferecem personalização.
Dessa forma, as campanhas atuais acompanham e impulsionam as tendências, mantendo conexão emocional com o público desde cedo. Muitas marcas permitem que os consumidores personalizem os produtos, alinhando a compra com a identidade de cada cliente.
Essa ideia colabora com a inclusão de diferentes perspectivas sociais: é mais fácil encontrar bonecas de diferentes etnias e cores de pele, assim como roupas de tamanhos variados, pensadas para vários corpos.
Isso é fundamental para o desenvolvimento da infância à adolescência por oferecer a oportunidade de os consumidores jovens afirmarem a própria identidade de maneira autêntica, enquanto se conectam com o mundo ao redor. Veja exemplos abaixo.
Brinquedos para crianças
Nos primeiros anos da infância, as crianças aprendem e absorvem informações a cada passo. Os brinquedos divertem e estimulam esse processo. Bonecas e blocos de montar são os artigos mais populares por simularem a realidade de maneira lúdica, fácil de entender e interagir.
Coleções para pré-adolescentes
Quando as crianças entram na fase da pré-adolescência, os brinquedos começam a dar espaço para itens mais relacionados aos interesses pessoais. Amigos e influenciadores direcionam as escolhas, procurando seguir tendências e estilos diferentes. As marcas lançam coleções consideradas “descoladas” para essa faixa etária.
Moda para adolescentes
A adolescência é uma fase de descobertas, em que a definição de identidade se torna mais intensa. As redes sociais que priorizam imagens, como Instagram e TikTok, são as favoritas do público que gosta de compartilhar preferências com milhões de seguidores ao redor do mundo.
Como a tecnologia influencia esse processo?
A tecnologia tem transformado o universo infantil, criando experiências que vão além do entretenimento. Brinquedos tecnológicos e jogos que utilizam inteligência artificial estão moldando novas formas de interação, permitindo que as crianças aprendam enquanto se divertem.
Um exemplo marcante é o Minecraft, que adapta o famoso jogo para o ambiente educacional. Nesse universo virtual, crianças e até mesmo adolescentes se divertem e aprendem conceitos de matemática, ciências e até história por meio de desafios criativos e colaborativos.
As marcas têm observado o crescente interesse dos jovens por temáticas que surgem no digital e, em resposta, têm adaptado seus produtos. Assim, brinquedos, roupas e acessórios com personagens, elementos e cenários de jogos têm ganhado destaque no mercado.
Consumo consciente
Outro aspecto importante é que as marcas que entendem a importância da sustentabilidade estão criando produtos que respeitam o meio ambiente, como brinquedos e roupas feitas com materiais reciclados ou biodegradáveis.
Essa tendência se alinha aos valores de jovens que estão aprendendo a preservar o meio ambiente e se preocupam com práticas ecológicas para garantir um futuro cada vez mais sustentável.