Google Ads: 9 dicas para criar um anúncio de sucesso

Google Ads

Google Ads, ou o antigo Adwords, como era conhecido antigamente, é altamente utilizado nas empresas para que sejam criados anúncios e campanhas de sucesso, independentemente do segmento ou porte em que elas atuam.

E, nesse sentido, é fundamental veicular e promover comerciais, seja pelo YouTube, Instagram ou Facebook, para que as pessoas tomem conhecimento dos produtos e serviços oferecidos, dirimindo as necessidades do dia a dia.

É um processo simples, mas que exige atenção, principalmente quando se trata de anunciar uma empacotadora de leite automática, porque os conteúdos devem ser precisos para que atraiam os consumidores e os façam decidir a comprar o produto. 

A primeira versão do Google Ads foi divulgada em 2000 e, a partir daí, mantém a liderança no mercado de mídia online e, com ele, é possível elaborar anúncios de pesquisa, de display, no gmail e na Play Store, ferramentas importantes para as empresas.

Os anúncios de pesquisa são os encontrados durante uma busca no Google sobre implante de cabelo masculino, os do gmail são os enviados por mensagens para a lista de contato, os de display são os veiculados nos sites e apps, e ainda tem os da Play Store.   

Quando se assiste um vídeo pelo YouTube, por exemplo, é comum visualizar anúncios de produtos ou serviços, antes ou durante o videoclipe. É mais um exemplo de anúncio feito pelo Google Ads.

Google Ads: entendendo do que se trata

O Google Ads, ou Adwords, como muitos ainda o conhecem, mesmo sendo um termo antigo, é uma plataforma de exposição de anúncios oferecida pelo Google, o líder no mercado empresarial, e o grande responsável pelas campanhas publicitárias.

O aumento da receita financeira é notável com o Google Ads e em segundo lugar nesse posicionamento está a plataforma de anúncios do Facebook, que também perfaz altos rendimentos em anúncios de coifa industrial ilha, para restaurantes, por exemplo.

Essa plataforma se destaca tanto porque as empresas podem pagar ao Google para obter destaque na internet, ficando à frente da concorrência e, dessa forma, tornam-se autoridade naquilo que oferecem aos consumidores.

Ou seja, por saberem exatamente como funcionam os produtos e para que servem, elas podem oferecer as melhores soluções para os problemas dos consumidores, que possuem opções diversas nas escolhas, seja pelo preço ou local da organização.

Pode-se afirmar que existem dois diferenciais relevantes do Google Ads: destacar-se para um público segmentado e adquirir uma audiência qualificada, que tenha relação com o negócio de demolição casas antigas.

No entanto, não se trata apenas de pagar para se destacar mais, mas investir nessa plataforma, independentemente do recurso, porque a empresa só é cobrada quando os visitantes clicam para visitar um site. Não há um valor mínimo de gasto para estes acessos.

Saiba como funciona o Google Ads

A plataforma do Google Ads é semelhante ao funcionamento de um leilão, onde os anunciantes pagam algum valor em troca de cliques, porém, nem sempre o maior valor, ou lance, oferecido ganha.

Por exemplo, para que os anúncios de rolamento fazer 250 original sejam bem-posicionados no Google, é fundamental que eles sejam realmente bons e, nesse sentido, são eles que serão a base do Ad Rank.

Sendo assim, não é o valor que determina esse posicionamento, mas o Índice de Qualidade (IQ) X Lance (CPC máximo). Ou seja, mesmo que existam lances altos, o anúncio só irá se destacar se a qualidade for superior dentre todos os outros.

O cálculo do Índice de Qualidade

O cálculo é feito através de uma avaliação do Google, estabelecendo uma nota que vai de um a dez que, junto com o lance, determina o posicionamento do anúncio para a palavra-chave que o identifica, direcionando-o para um segmento específico.

O Índice de Qualidade é composto pelo CTR (Taxa de Cliques), pela relevância do anúncio do serviço de manutenção notebook Acer Aspire e pela página de destino para qual o cliente é direcionado.

Ao usar o Google Ads, as empresas são beneficiadas em vários sentidos quando adotam as estratégias de marketing. E a lista abaixo destaca alguns deles que, por si, só justificam o investimento nesta plataforma:

  1. A empresa é encontrada com mais facilidade;
  2. Atinge mais clientes na região onde a empresa atua;
  3. Facilita a análise dos resultados;
  4. É flexível para criar os anúncios;
  5. A análise dos resultados é em tempo real;
  6. Identifica se o ROI está sendo positivo;
  7. A empresa tem controle no orçamento para os lances;
  8. O tráfego orgânico é mais rápido;
  9. Coloca a empresa à frente da concorrência.

O Google Ads facilita aos clientes que a empresa seja localizada com maior facilidade, quando são feitas pesquisas pela internet e, neste sentido, o Google os direciona para as informações básicas, como telefone ou endereço.

Dessa forma, não é difícil localizar as empresas que trabalham com a emissão do ltcat, permitindo aos usuários que entrem em contato por telefone, por exemplo, para receberem informações pertinentes.

Independentemente da região onde a empresa se localiza, o Ads gera um alcance maior dos clientes nas imediações e, desse modo, eles são atraídos por estarem mais próximos, o que permite deslocamentos desnecessários.

O Ads também facilita a análise dos resultados das estratégias, obtendo-os em tempo real durante o monitoramento, inclusive diante da necessidade de um projeto de caldeiraria montagem industrial, por exemplo, facilitando ao interessado encontrar um projetista.

É preciso analisar se o Retorno do Investimento (ROI) está sendo positivo ou não e essa resposta é fornecida pelo Google Ads durante a análise dos resultados Além disso, o Ads auxilia a empresa a controlar os gastos com os lances.

Pode-se dizer que todas as empresas querem ficar à frente da concorrência e todas elas intencionam este objetivo. Para isso, basta usar o Ads, afinal, com a infinidade de recursos que ele oferece, inclusive para a obtenção de tráfego orgânico mais rápido para o site. 

Dicas para criar um anúncio de sucesso

Para criar um anúncio ou campanha de sucesso com o Google Ads, é crucial saber algumas dicas que devem ser adotadas pelas empresas, tais como:

  1. Ter um objetivo claro, como o aumento das vendas;
  2. Atrair o público-alvo com textos claros, sem termos técnicos;
  3. Usar palavras-chave certas no conteúdo do anúncio;
  4. Incluir palavras-chave negativas (elas ajudam a qualificar o anúncio);
  5. Organizar os anúncios por palavras-chave;
  6. Programar os anúncios para serem visualizados em dispositivos móveis;
  7. Testar os anúncios antes de veiculá-los;
  8. Acompanhar as taxas de conversão;
  9. Utilizar o remarketing.

Mesmo diante de tantos recursos e benefícios, ainda existem companhias que cometem muitos erros ao utilizar o Google Ads e que devem ser evitados nas estratégias adotadas, para que, dessa forma, os anúncios sejam bem-sucedidos.

Sendo assim, não se deve focar no custo da campanha por clique, mas no usuário. Também é preciso diversificar os canais, mesmo que o Ads seja excelente e, antes de gerenciar os lances, colher informações suficientes, principalmente quanto ao orçamento.

Considerações finais 

O Google Ads é uma plataforma oferecida pelo Google para criar anúncios, cujo funcionamento se assemelha a um leilão, onde lances são ofertados, mas nem sempre o mais alto é o vencedor.

Isso porque o Google estabelece padrões internos para analisar se o anúncio é realmente bom e, se for, ele é colocado nas primeiras posições, quando os internautas realizam pesquisas de produtos ou serviços.

É um recurso muito utilizado na maioria dos negócios, mas é aconselhável utilizar outros canais para veicular propagandas e campanhas, para que deem suporte ao Ads e façam com que a entidade consiga atingir muito mais clientes.

Seja qual for o local onde a empresa se encontre, com o Ads fica mais fácil alcançar consumidores nas imediações, o que facilita o deslocamento dos mesmos, e, a organização passa a ser encontrada muito mais rapidamente, seja pelo endereço ou telefone.

Os benefícios recebidos são enormes, conforme abordado anteriormente e os resultados são excelentes, por exemplo, quando existe um monitoramento do ROI, para identificar se ele está sendo positivo ou não.

Em plena era digitalizada, o Ads é uma ferramenta online primordial, bem diferente do marketing tradicional, como a distribuição de panfletos pelas ruas, ainda que muitos os utilizem como estratégia.

Basicamente, o Google Ads é uma plataforma imprescindível para que as empresas se coloquem à frente da concorrência e solidifiquem por mais tempo a permanência no mercado e segmento em que atuam.

Os resultados surgem trazendo mais oportunidades de vendas, aumento da base de clientes e do patamar financeiro e maior abertura para adquirir leads qualificados, que podem se tornar clientes fiéis, comprando repetidas vezes, através da confiança.

Portanto, as dicas apontadas são muito importantes e ficam como sugestões para serem seguidas, e, aplicá-las ou não tem tudo a ver com as necessidades internas e com os objetivos de cada organização. Vale a pena, diante do exposto, adotar o Google Ads.

A imagem utilizada pertence ao banco de imagens FREEPIK e pertence ao artista drobotdean.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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