O marketing digital é um dos grandes trunfos que as empresas possuem hoje em dia. Saber, nesse caso, como utilizar o Ads para alavancar a visibilidade de uma marca pode ser um fator determinante para uma boa realização nesse sentido.
É certo que as estratégias têm ganhado cada vez mais complexidades diante das vastas possibilidades que o mercado propicia.
Isso sempre foi um grande imperativo e, com os avanços digitais, essa dinâmica ganhou intensidades nunca antes imaginadas.
Entender, portanto, como manter uma boa prática de aprendizado nesse meio pode ser um fator essencial para garantir um alcance salutar dos objetivos propostos.
Há uma postura que pode ser muito facilitada se houver a possibilidade de se instaurar um departamento de marketing na empresa.
Contudo, nem sempre isso é possível. Nesse caso, uma consultoria pode ajudar a fornecer mais recursos e atuação.
Vender, por exemplo, um bueiro simples dentro do ambiente digital pode significar uma segmentação bastante acentuada.
Essa é uma possibilidade que é uma das características principais que esse ambiente pode proporcionar para uma empresa.
Tornam-se imperativos, portanto, um uso responsável dessas ferramentas para garantir uma política de objetivos bem delineada.
Afinal de contas, se não houver um empenho por parte de uma empresa em relação a uma estratégia, certamente, essa falta de atenção pode vir a ser um dos estímulos para a concorrência crescer.
O que é um Ads?
Antes de qualquer coisa, é sempre importante apontar para algumas perspectivas que têm ganhado destaque dentro da lógica digital.
Independente da plataforma, os Ads sempre são mencionados como uma forma de interagir com um público de forma precisa.
Seja em vendas de roupa ou instalação de gás automotivo, ele sempre se coloca como um imperativos
O Ads, nesse sentido, é uma ferramenta de anúncios dentro do ambiente digital em que as plataformas acabam ditando alguns formatos de aplicação.
Na verdade, essa terminológica, inclusive, é uma contração do termo que representa, justamente, a palavra anúncio.
É fundamental entender a respeito de algumas características que esse tipo de perspectiva pode trazer em detrimento dos anúncios comuns.
Vantagens dos Ads
Diante dessas orientações, é essencial ter em mente quais foram as especialidades que esse tipo de ferramenta trouxe para o mundo dos negócios.
Apontar, portanto, para alguns desses benefícios pode ser essencial para esclarecer um pouco mais essa ferramenta. Alguns deles são:
- Dados mensuráveis;
- Segmentação;
- Qualificação de leads;
- Maior impacto.
Logicamente, há uma série de perspectivas que acabam sustentando essa estratégia como uma das mais importantes do marketing digital.
No entanto, é imprescindível entender um pouco melhor como esses itens citados acima acabam se realizando.
Dados mensuráveis
É fato que todo Ads vem acompanhado de uma ferramenta de Analytics. Isso significa que as plataformas já fornecem alguns meios para mensurar o desempenho das campanhas.
Se, porventura, um pet shop está anunciando suas embalagens sachê, é possível entender qual é o desempenho dessa comunicação dentro de cada público específico.
Segmentação
Um dos fatores que sempre foi determinante para o desempenho de uma campanha empresarial é a segmentação.
Partindo dela, um anúncio consegue ter mais impacto e gastar menos recursos com comunicações que não iam levar a nada.
Os Ads aparecem como um grande aliado dessa perspectiva, uma vez que ele permite que algumas especificações sejam feitas.
Qualificação de leads
Essa segmentação, por sua vez, acaba qualificando os leads que vão entrar dentro de uma plataforma.
Essa categoria de mercado é essencial, uma vez que é nela que reside toda a capacidade de conversão de um cliente.
Por exemplo, uma comunicação sobre aula de volante que atinge especificamente quem está procurando esse serviço pode qualificar demais essa relação.
Maior impacto
O aumento do impacto pode ser dado a partir de uma série de perspectivas que precisam ser consideradas.
A primeira delas está relacionada aos aspectos citados anteriormente, uma vez que, partindo da suscetibilidade à uma mensagem, torna-se mais fácil fixá-la.
O outro ponto crucial é a possibilidade de efetuar um remarketing, ou seja, atingir de novo uma pessoa que já tinha sido comunicada. Isso ajuda a facilitar a memorização de um serviço de limpeza profissional de vidros, por exemplo.
O que é Facebook Ads?
Como dito anteriormente, todas as plataformas que têm os anúncios como um de seus motores possuem uma ferramenta de Ads.
No caso do Facebook, há uma perspectiva bastante importante dentro do mercado, uma vez que ele é um dos veículos que garantem um maior nível de conversão de leads da internet.
Essa plataforma consiste em uma implementação detalhada para criação de anúncios e segmentação dentro da lógica do Facebook.
Sendo assim, sabendo qual é o público a ser comunicada uma venda de selo mecânico duplo, essa especificação acaba sendo quase que instantânea.
É necessário entender, no entanto, que cada plataforma possui um papel bastante específico dentro de um planejamento de marketing digital.
No caso do Facebook, seus anúncios têm uma capacidade bastante ampla, uma vez que ele é uma plataforma que une textos e imagens de forma bastante coerente.
Nesse caso, perspectivas mais explicativas e vídeos mais longos podem fazer parte dessa orientação estratégica.
Logicamente, tudo isso vai depender de quais objetivos a empresa está querendo construir para a sua marca.
Dicas para anunciar no Facebook
Por causa das especificidades da plataforma e também das empresas que anunciam, há uma série de possibilidades a serem compreendidas.
Um nutricionista casa de repouso que conseguir apostar nessa perspectiva, certamente, conseguirá obter bons resultados.
Definir um objetivo
Antes de qualquer incursão dentro da plataforma, é importante ter em mente qual será o objetivo daquela campanha.
Isso pode ir desde o aumento de tráfego até uma produção de relacionamento. Responder essa questão para a plataforma pode garantir que ela consiga direcionar melhor o anúncio.
Definir o público
O público-alvo acaba sendo um dos fatores elementares e uma das características mais importantes do Ads é, justamente, a segmentação.
No caso do Facebook, é possível garantir uma orientação via aspectos demográficos e, também, por zona de interesse.
Definir orçamento
O layout do Facebook acaba sendo muito didático e ajuda a definir qual é o investimento a ser feito para atingir um número específico de pessoas.
Esse ponto é importante, uma vez que ele é que garantirá o grau de impacto que aquela campanha terá.
O que é Instagram Ads?
O Instagram Ads é a perspectiva de anúncios para potencializar postagens dentro da lógica dessa plataforma.
Partindo dos moldes estabelecidos pelo Instagram como formatos de posts, o anunciante pode se valer de um grande fluxo de pessoas dentro dessa plataforma.
Apesar de serem da mesma empresa, o Instagram e o Facebook possuem algumas características de consumo diferentes.
Enquanto uma tem uma característica de uso mais aprofundada, o Instagram já aparece como uma perspectiva de posts dinâmicos.
Um dos principais pontos que essa plataforma pode realizar é o envolvimento e proximidade dos entes comunicacionais.
Esse aspecto é fundamental, uma vez que pode gerar confiança na hora de contratar um cuidador de deficiente mental.
Dicas para anunciar no Instagram
Muitos dos pontos orientados para o Facebook cabem, também, para o instagram e vice-versa.
Contudo, é essencial orientar algumas especificidades que podem elevar o desempenho dentro dessa plataforma.
Definir formato de post
Hoje em dia, dependendo do objetivo da empresa, é possível especificar alguns moldes comunicacionais importantes. O primeiro deles é, justamente, os formatos de posts que esse tipo de plataforma pode trazer.
Nesse caso, o reels acaba sendo mais curso que o IGTV e tendo uma possibilidade maior de impacto. Contudo, a outra perspectiva garante um maior detalhamento.
Ativar o gerenciador de negócios
Essa é uma perspectiva que funciona para as duas plataformas, uma vez que ela integra um layout de anúncios.
Saber, dessa forma, como utilizar essa dinâmica pode ajudar a constituir uma série de comunicações de forma facilitada.
Qual é melhor entre os dois?
Falar sobre o que é melhor dentro do mundo dos negócios pode ser uma tarefa bastante ingrata. Contudo, é importante apontar para algumas características em que cada uma dessas plataformas acabam exercendo um melhor desempenho.
É certo que tudo vai depender dos objetivos traçados pela empresa e, portanto, cada um vai servir para aquele propósito.
O Facebook, por exemplo, tem uma ampla capacidade de fixar mensagens mais complexas e, também, gerar engajamento em um público mais velho. Já o Instagram garante uma perspectiva muito mais dinâmica e de engajamento do público jovem.
Seja como for, cada uma dessas plataformas podem estar inseridas em uma lógica de objetivos onde ela será a melhor.
Considerações finais
Com o passar dos anos e a partir dos desenvolvimentos das ferramentas digitais, muitas perspectivas novas acabaram ganhando os horizontes das empresas.
Entender, nesse caso, a importância do Ads e como aplicá-lo dentro de uma lógica de Facebook ou de Instagram é essencial.
Partindo de instituições sólidas a respeito dos objetivos empresariais, cada uma delas pode ter um papel preponderante na estratégia.
A imagem foi retirada do banco de imagem FREEPIK e pertence ao artista nakaridore
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.