Como conhecer a sua persona através do Google Trends?

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta que está se tornando essencial no cotidiano. Devido ao grande fluxo de pesquisas dentro da plataforma, a modalidade foi desenvolvida para proporcionar uma boa experiência ao usuário. 

Desde a sua criação e desenvolvimento nos anos 90, o Google vem se modernizando e buscando diferentes formas para fazer com que os resultados estejam mais alinhados com o que é desejado para seus usuários. 

E com o intermédio do Google Trends, a oportunidade que a ferramenta oferece para disponibilizar os assuntos com as palavras-chave mais pesquisadas para o usuário cresce consideravelmente. 

Diante a tantas informações dentro da plataforma, desde como abrir franquias alimentação baixo investimento ou os novos produtos de determinadas marcas, o Google Trends proporciona que as informações apresentadas sejam feitas com base na plataforma. 

Permitindo também que haja comparações em diferentes pontos da pesquisa, as palavras-chave que são pesquisadas ou onde há uma região que procura por determinados termos, a ferramenta é uma ajuda na construção de presença virtual. 

Uma vez que diante da competição acirrada do mercado, o conhecimento aprofundado da persona e dos comportamentos do consumidor proporciona um bom resultado para uma empresa fazer com que suas vendas aumentem assim como a sua presença. 

Portanto, se uma empresa de asfalto frio deseja usar o Google Trends como uma ferramenta que proporciona benefícios ao departamento de marketing, vendas ou atendimento ao cliente é essencial que se tenha essa compreensão. 

Para que esta ferramenta possa servir de auxílio para uma empresa conhecer melhor as personas, a ação é feita a partir da coleta dos dados que são possíveis usando o recurso para ajudar a traçar o perfil das personas. 

Com estas informações em mãos, a ferramenta do Google Trends oferece que a empresa reforce sua presença digital no mercado para atrair novos consumidores e fidelizar aqueles que já são clientes assíduos dos seus serviços e produtos. 

Dados que podem ser coletados no Google Trends

Uma empresa de tomografia computadorizada do crânio que deseja compreender mais sobre o Google Trends, deve entender que os dados que são coletados estão relacionados com: 

  • Localização;
  • Tempo;
  • Segmentação;
  • Formatos de busca. 

Essas informações que são coletadas pela plataforma do Google a partir da pesquisa dos usuários, proporciona um entendimento desde onde está vindo o cliente até mesmo o tempo de duração que passa buscando pelo o que deseja. 

Oferecendo, deste modo, dados que fazem a empresa ter uma segmentação um pouco mais apurada e ajuda a ter bases da persona para outras estratégias que estão sendo desenvolvidas em departamentos como marketing ou vendas. 

O que é uma informação positiva para a instituição que deseja crescer e se estabelecer dentro dos ambientes digitais, cuja disputa pela atração do usuário está sendo cada vez maior. 

Outro dado que também é coletado pelo Google Trends é a forma que a pesquisa foi realizada. Isso porque a plataforma oferece o modelo tanto por termos digitados como também envolvendo imagens.

Gerando dados para que a empresa que está usufruindo da técnica conheça e possa compreender os comportamentos que clientes de manutenção de calhas e telhados possuem dentro da internet. 

Assim, as estratégias envolvendo o Google Trends, e outras que estão sendo elaboradas pelo empreendimento, ganham maiores chances de serem assertivas ao oferecer ao negócio o que é desejado, para que assim, tenha-se notoriedade virtual. 

Por que usar o Google Trends?

Dentro das competições mercadológicas cada vez mais intensificadas para ocupar um espaço de destaque, usar o Google Trends oferece uma chance para que a empresa possa agir no momento certo. 

Ou seja, quando for propício para que uma campanha de carpete em rolo possa circular nas redes por meio de uma tendência virtual, a empresa irá lançá-la e ter maiores chances de colher bons resultados por meio das vendas ou de engajamento em suas páginas. 

Já as páginas da empresa, podem contar com conteúdos para fazer com que a marca em si ganhe presença ou relevância. Esses são pontos fundamentais quando se atua em plataformas com popularidade como o Google. 

O planejamento das campanhas e o monitoramento de como a concorrência está atuando no mercado também é essencial e um dos pontos que permitem que a ferramenta fortaleça ainda mais as ações ou metas do negócio. 

Outro ponto que torna o uso do Trends essencial em uma empresa, é a comparação de termos. Usar as palavras-chave longas ou curtas corretamente faz com que a empresa seja encontrada pelo público que deseja. 

E com estes resultados com engajamento e de acordo com a tendência, é possível que a página da marca alcance boas posições no ranking de busca, o que é algo positivo dentro da concorrência de bateria automotiva barata.

O uso do Google Trends pode proporcionar bons resultados, porém é necessário que toda a compreensão da estratégia tenha em seu meio as formas de traçar o perfil da persona para que as ações futuras sejam alinhadas com metas e outros objetivos. 

Como traçar o perfil da persona?

Para que o perfil da persona seja traçado com a ajuda do Google Trends, algumas ações são importantes. Um dos primeiros momentos é uma pesquisa do termo que a empresa deseja usar para criar sua presença no mercado. 

Esses termos são meios para que as campanhas de marketing sejam melhores desenvolvidas para os consumidores, uma vez que a linguagem usada na pesquisa e alinhada com a da empresa pode ajudar a impulsionar o conteúdo dentro da plataforma. 

Após esta detecção, torna-se mais fácil que haja uma filtragem e uma comparação de como são os termos usados pelos usuários no momento da pesquisa com os planejados pelo negócio para impulsionar a página na plataforma. 

Essas informações proporcionam que até mesmo os termos relacionados com a palavra-chave principal sejam detectados. E com isso passa a se transformar em parte da estratégia envolvendo piso ecológico camping mais estruturado. 

Outro ponto que ajuda a traçar o perfil da persona a partir dos termos é acompanhar a relevância apresentada em diferentes regiões. Como o Google coleta informações das pesquisas dos usuários e relaciona com os lugares, este resultado é assertivo. 

Porque com essas informações alinhadas e definidas, a chance de fazer com que o Google Trends ofereça o que é desejado para o departamento de marketing é maior, e este é um dos setores que possuem ligações diretas com a ferramenta. 

O desenvolvimento do perfil da persona também pode ser confeccionado com a ajuda do acompanhamento das tendências. Por ser algo que agita diferentes mercados, este acompanhamento oferece grandes mudanças. 

Uma delas é fazer com que a empresa tenha mais notoriedade, o que é um ponto essencial diante da competição do mercado. A tendência possibilita que novos consumidores alinhados com o perfil desejado descubram a marca. 

Ou então aqueles que apenas pesquisam no mercado e no momento certo, e sabem qual empresa deve recorrer para seus desejos e necessidades porque acompanharam seus conteúdos em algum momento. 

Saber quais as tendências que são presentes, as passadas e as futuras gera uma diferenciação dentro do nicho, o que é perceptível aos consumidores que passam pela primeira etapa do funil de vendas ou estão em momento de pesquisa. 

Quanto mais a empresa conhece o perfil dos seus clientes, melhores são os seus desenvolvimentos dentro do mercado. E com isso, o uso do Google Trends proporciona um resultado que possa oferecer um crescimento gradativo da marca. 

Diante da competição do Google, a ferramenta oferece bons recursos para administração e faz com que outras possibilidades envolvendo a plataforma possam ser ligadas ao Trends, fortalecendo a marca em seu segmento de atuação. 

Considerações finais 

A plataforma do Google é uma das que proporcionam à qualquer marca uma boa visibilidade. Trabalhando com rankings de pesquisa e tendências, a ferramenta oferece a opção de Trends para que a empresa conheça o que está em alta. 

E a partir destas informações, conhecer o comportamento do usuário e o perfil de clientes que mais se alinha com seus produtos e serviços envolvendo cirurgia em animais de companhia, por exemplo. 

Conhecendo as tendências e o comportamento do usuário em determinadas regiões com as palavras-chave mais adequadas, sejam elas longas ou curtas, o Google Trends é um modo da empresa saber como criar novas metas e meios para estabilidade no mercado. 

Fazendo com que as novidades que possam surgir estejam alinhadas com o movimento certo e com isso, monitorar como o marketing e a marca estão se saindo dentro dos meios digitais. 

A identificação do público-alvo é essencial dentro de um mercado, e por isso, quanto mais a empresa buscar estratégias e técnicas como o Google Trends para oferecer essa informação, melhores se transformam os resultados. 

A imagem foi retirada do banco de imagem PIXABAY e produzida pelo PhotoMIX – Company

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + nove =