Mudanças no comportamento dos consumidores de moda masculina

A preocupação com o estilo e o jeito de se vestir já foi algo exclusivo do público feminino. Para elas, vestir-se bem era prioridade em qualquer ocasião. No entanto, as muitas mudanças e o foco no autocuidado como uma forma de melhorar a autoestima e até a saúde têm mostrado que os homens também já mostram interesse em conhecer sobre moda. 

Comprar por impulso ou “apenas por usar” já não é tão comum. Eles já pensam em combinações, como o que ficaria melhor com uma calça masculina.

Uma pesquisa do Sebrae de 2020 mostra que a receita do vestuário masculino já ultrapassa R$ 67 bilhões. E o que esses dados mostram sobre o público masculino?

União de estilo e funcionalidade

Os homens perceberam que se vestir bem não é apenas um momento de vaidade, mas uma forma de ganhar segurança e até transmitir uma mensagem, seja no trabalho, seja durante uma pequena reunião social.

Além disso, esse cuidado não se resume apenas às roupas, mas também aos calçados. Os calçados no armário masculino não são apenas um complemento da roupa para os homens, mas uma forma de expressar sua personalidade.

Atenção à qualidade e durabilidade

O público masculino se tornou tão exigente quanto o feminino na questão qualidade e durabilidade. Na hora de comprar roupas, calçados e acessórios, eles dão muito peso para essa questão. Para isso, buscam conhecer melhor as marcas, além de terem suas favoritas.

Eles não se importam em investir um pouco mais, desde que o produto escolhido ofereça um retorno, ou seja, dure bastante. Entender melhor o processo de produção, se envolve uma marca sustentável, que se preocupa com o meio ambiente e com toda a cadeia produtiva é outra mudança adotada, também, pelos homens. Inclusive, uma marca que se preocupa com a natureza é vista de forma mais positiva por eles, com qualidade superior.

Quanto à durabilidade, eles focam também na ideia de atemporalidade, de poder usar essa peça por muito tempo e em diferentes looks, sejam eles casuais ou mais chiques, por isso, essa questão tem bastante peso na hora da compra.

Busca por exclusividade

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IEMI – Inteligência de Mercado, os homens já investem praticamente a mesma quantidade de dinheiro que as mulheres quando se fala em moda.

A ideia é ser reconhecido por sua exclusividade e aumentar sua autoridade. Como são um público muito conectado e ligado à tecnologia, acompanham as tendências e sabem explicar bem o que querem.

Eles compram tanto quanto elas

Uma mudança bastante notável é que os homens compram roupas e calçados praticamente na mesma frequência e quantidade que as mulheres. O número máximo de peças fica na média de 3 unidades por compra e a frequência em 3 vezes por ano.

Também conforme o estudo do IEMI, a marca vem ganhando peso entre o público masculino. 42% dos entrevistados levam em conta esse quesito antes de adquirir uma nova roupa ou calçado. Ou seja, a pesquisa reforça o quanto eles estão se tornando mais exigentes em relação à moda e não abrem mão da qualidade e do estilo.

Mistura entre tradição e inovação 

Apesar de o interesse pelo mercado da moda ser recente, isso não significa que o público masculino seja menos exigente. Ao contrário, são consumidores bem informados que entendem o que gostam e buscam por tradição, qualidade e inovação.

Como se trata de um mercado em expansão, as marcas têm uma grande missão em mãos: mostrar para esses clientes que elas podem entregar o que eles esperam. Ou seja, mais do que atender bem, a meta é a de superar expectativas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 6 =