Nos dias de hoje, é cada vez mais importante ter um site responsivo. Isso significa que o seu site deve ser otimizado para ser visualizado em qualquer dispositivo, seja um computador, um tablet ou um smartphone.
Mas realmente o seu negócio precisa desta ferramenta? Neste artigo, nós separamos alguns motivos para que você pense bem na elaboração do seu site institucional.
O que é um site responsivo?
Os dias dos sites que não se adaptam aos dispositivos móveis estão contados. Hoje em dia, é indispensável ter um site responsivo para manter-se competitivo. Mas o que é um site responsivo?
Um site responsivo é aquele que se adapta automaticamente ao tamanho da tela do dispositivo em que está sendo visualizado, oferecendo uma experiência de navegação otimizada independentemente do tipo de dispositivo.
Isso significa que os usuários terão a mesma boa experiência de usabilidade, quer estejam navegando em um celular, um tablet ou um desktop.
Com a popularização dos dispositivos móveis, os internautas passaram a navegar cada vez mais em seus aparelhos. Segundo o Google, hoje em dia mais de 60% das pesquisas são feitas em dispositivos móveis.
Diante desse cenário, ficou claro que os sites precisam se adequar para atender essa demanda, ou seja, ter um design responsivo.
Desde 2015, o Google prioriza os sites responsivos nas buscas feitas em dispositivos móveis. Ou seja, os sites que não são responsivos estão cada vez mais em desvantagem no ranking do Google.
Além de ser uma exigência do Google, para Pedro Amorim, sócio diretor da Estação Indoor Agência de Marketing digital, ter um site responsivo é sinônimo de melhor experiência para o usuário e consequentemente mais conversões.
Isso porque um site responsivo oferece uma boa experiência de usabilidade em qualquer dispositivo, algo que os internautas valorizam e procuram.
Benefícios de ter um site responsivo
Quando o assunto é criar um site, é indispensável pensar em responsividade. Isso significa que o seu site deve ser adaptável para todos os dispositivos, desde computadores de mesa até smartphones.
Ter um site responsivo é importante por diversos motivos. Em primeiro lugar, porque a maioria das pessoas acessam a internet através de seus dispositivos móveis. Além disso, os sites responsivos são ranqueados melhor pelo Google, o que significa mais visibilidade e, consequentemente, mais clientes para o seu negócio.
Por fim, um site responsivo oferece uma melhor experiência para o usuário, já que ele não precisa redimensionar a página para conseguir visualizar o conteúdo ou navegar pelo site.
Como você pode perceber, investir em um site responsivo é uma ótima opção para aumentar o número de clientes e melhorar a imagem da sua marca.
Como criar um site responsivo?
Onde quer que você esteja, é provável que esteja usando um dispositivo móvel para navegar na internet. De fato, o uso de dispositivos móveis para acessar a internet superou o uso de desktops em 2014 e continua a crescer.
Com esse crescimento, é imperativo que os proprietários de sites se adaptem para atender às necessidades dos usuários móveis. Isso significa ter um site responsivo que se ajusta automaticamente à largura da tela do dispositivo do usuário.
Existem várias maneiras de criar um site responsivo. A maneira mais simples é usar um modelo pré-fabricado ou um tema do WordPress que já está otimizado para dispositivos móveis. Se você estiver construindo um site do zero, pode usar frameworks CSS como Bootstrap ou Foundation para criar um site responsivo.
Além de usar um modelo ou framework CSS, você também precisará otimizar seu site para dispositivos móveis. Isso significa comprimir as imagens para que elas sejam carregadas mais rapidamente em dispositivos móveis, usando uma fonte legível e navegação simples.
Se você não está entendendo como fazer tudo isso de dissemos anteriormente, nós sugerimos que procure uma agência de desenvolvimento de sites, pois eles irão te instruir em todos os processos.
Exemplos de sites responsivos
A internet está cada vez mais acessível e, consequentemente, seus usuários também.
Com isso, é cada vez mais importante que os sites sejam otimizados para todos os dispositivos, desde o computador até o celular.
Pensando nisso, separamos alguns exemplos de sites responsivos para você se inspirar:
– O site da Apple é um ótimo exemplo de como um site pode ser totalmente adaptável às diferentes telas. Além de ser visualmente atraente, ele também é bastante funcional;
– O site do Google também é extremamente responsivo e oferece uma boa experiência de navegação em todos os dispositivos;
– O site do Airbnb é outro exemplo de como um site pode se adaptar às diferentes telas sem perder sua essência.
Convencido em transformar seu site em uma plataforma responsiva?
Neste artigo, apresentamos alguns dos principais motivos pelos quais é indispensável ter um site responsivo. Vamos relembrar?
Em primeiro lugar, um site responsivo oferece uma melhor experiência para o usuário, pois ele se adapta às diferentes plataformas e dispositivos.
Em segundo lugar, um site responsivo é uma ótima maneira de melhorar a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca. Por fim, um site responsivo também pode ajudar a economizar tempo e dinheiro, já que você não precisa criar um site separado para cada dispositivo.
Crédito imagem de capa: Using phone photo created by rawpixel.com – www.freepik.com