Pesquisa de mercado é uma ferramenta voltada para o planejamento, coleta e análise de informações sobre o empreendimento, tendo como propósito aumentar o conhecimento por parte da empresa para identificar oportunidades e reduzir riscos.
Mesmo em tempos onde as decisões de marketing são orientadas por dados e existam ferramentas robustas que ajudam a analisar e prever resultados, as tomadas de decisão relacionadas ao negócio ainda envolvem incertezas.
Fazer pesquisas e análises previamente é uma forma de compreender a natureza e o comportamento do mercado, além de reduzir a margem de erro das ações trabalhadas pelo empreendedor e os colaboradores.
Nesse cenário, a pesquisa de mercado se mostra como uma importante ferramenta que ajuda a diminuir os riscos e a identificar oportunidades para qualquer tipo de empresa e em qualquer estágio de sua existência.
Mas mesmo sendo uma prática usual e importante, nem sempre é fácil identificar seus propósitos e métodos, por isso, empreendedores e gestores precisam conhecer um pouco mais sobre o assunto.
Este artigo vai explicar o que é pesquisa de mercado, quais são os tipos de pesquisas existentes, por que esse processo é tão importante para os negócios e como realizar uma boa pesquisa de mercado.
O que é pesquisa de mercado?
Pesquisa de mercado nada mais é do que uma ferramenta que ajuda a compreender a realidade do negócio e a aumentar a efetividade das ações em relação a um empreendimento.
Ajuda a coletar informações importantes que auxiliam o negócio a tomar decisões acertadas e seguras. Os dados trazidos por essa pesquisa incluem características comportamentais, hábitos de consumo e compreensão de empresas de vários setores.
Uma loja de planta ornamental para sala pode obter essas informações de maneiras diferentes. Uma delas é a pesquisa primária, realizada pela própria companhia e usando dados ou um profissional contratado para o processo.
Também existe a pesquisa secundária que trata os dados coletados e analisados por terceiros, para que o negócio tenha acesso a relatórios, artigos e guias disponibilizados por outras companhias.
Tipos de pesquisa de mercado
Existem diferentes tipos de pesquisa de mercado, e uma delas é a pesquisa exploratória, usada para apoiar estudos, tendo como objetivo conhecer determinado fenômeno.
É usada para auxiliar o pesquisador a compreender profundamente o contexto que deve ser analisado e para formular hipóteses. Pode ser feita diretamente com as pessoas envolvidas no objeto estudado e aumenta a compreensão sobre um tema.
A pesquisa exploratória também pode ser feita por meio de análise bibliográfica para posicioná-la dentro da literatura existente e melhorar a argumentação crítica.
Uma empresa de laudo de periculosidade eletricista pode fazer uma pesquisa descritiva para orientar as estratégias de vendas e marketing.
Esse tipo traz um panorama completo sobre o público e respostas que evidenciam tendências e comportamentos. Um dos maiores exemplos desse tipo de pesquisa é o censo realizado pelo IBGE.
Ao contrário do que acontece com a pesquisa exploratória que procura respostas para perguntas previamente elaboradas, é o objeto pesquisado que determina as regras da pesquisa descritiva.
Por fim, as organizações podem fazer a pesquisa causal que tem como objetivo estabelecer relações de causa e efeito para compreender como e por que certos fenômenos acontecem.
Supondo que uma empresa queria saber sobre as causas que levam as pessoas a fazerem propaganda boca a boca, precisa conhecer os fatores que levam os consumidores a entrarem em contato com suas marcas preferidas e se tornarem defensores.
A pesquisa causal ajuda a suportar modelos estatísticos criados por meio da análise de respostas. Mas, para que isso seja possível, é necessário fazer testes estatísticos para validar a atmosfera e as hipóteses levantadas.
Importância da pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é importante por diversas razões e uma delas é a possibilidade de ter mais sucesso com as campanhas de marketing.
Um fabricante de piso vinílico para áreas úmidas terá mais facilidade para impactar o público certo e isso aumenta as vendas. A estratégia traz informações valiosas sobre o potencial do segmento, considerando diferentes variáveis, como:
- Dados demográficos;
- Faixa etária;
- Renda;
- Escolaridade;
- Estado civil;
- Posse de bens.
A pesquisa, quando realizada com ferramentas de inteligência de mercado, é muito útil para estudos comparativos. O negócio consegue acompanhar informações sobre a natureza e a quantidade de produtos e serviços vendidos em uma região.
Ao ter essas informações, a companhia consegue conhecer a estrutura de serviços e comércio, bem como aperfeiçoar suas decisões de planejamento, vendas e marketing.
Por fim, o processo é muito útil para reduzir desperdícios financeiros, visto que antes de lançar um produto é possível identificar potenciais riscos e determinar soluções.
Por meio de um modelo de otimização de território, um hospital especializado em internação em clínica de recuperação vai analisar o potencial de cada mercado, considerando as características e tamanho do segmento.
Como resultado, terá mais alinhamento e balanceamento de esforços e de potencial, algo muito útil para reduzir os custos.
Como fazer uma pesquisa de mercado?
Para aproveitar todos os benefícios e facilidades trazidos pela pesquisa de mercado, é necessário saber colocá-la em prática. Para isso, a empresa deve trabalhar o seguinte passo a passo:
Definir um objetivo
Primeiro a marca precisa saber o que deseja descobrir com a pesquisa de mercado. Assim sendo, deve estabelecer metas e objetivos reais imensuráveis para a pesquisa de mercado.
Existem vários propósitos que as marcas podem alcançar com a pesquisa de mercado, e tudo depende daquilo que o negócio quer alcançar ou aprimorar.
Determinar o público-alvo
Determinar o público-alvo da pesquisa também é muito importante, visto que o mercado é formado por fornecedores, consumidores, concorrentes, entre outros.
Com base nisso, uma empresa de sacada de vidro fumê também precisa ter em mente que o público é definido tendo como base o propósito da pesquisa.
Estabelecer a coleta de dados
O terceiro passo é determinar de que maneira os dados serão coletados, visto que pode ser por meio de uma pesquisa primária ou secundária.
Na pesquisa primária, os dados que não estão disponíveis precisam ser coletados, e a companhia pode fazer entrevistas, enviar pesquisas por e-mail, falar com as pessoas pelo telefone, criar um questionário ou fazer uma enquete.
Outra possibilidade é obter dados secundários que são reunidos no sistema interno da corporação ou em fontes externas e de fácil acesso, como no caso do IBGE.
Determinar o tamanho da amostra
O tamanho da amostra é proporcional à população, assim, é indispensável estimular quem é o público-alvo.
Uma empresa de zeladoria e limpeza também deve fazer isso porque fica mais fácil diminuir a quantidade de pessoas que vão participar da pesquisa.
Elaborar um questionário
A pesquisa não precisa ter muitas perguntas, aliás, essas perguntas precisam ter um foco, pois só assim é possível reduzir o retrabalho de repensar as questões.
A melhor forma de evitar esses problemas é ser claro e objetivo, trabalhar apenas com questões relevantes para a pesquisa, limitar perguntas a um passado próximo e inserir as questões pessoais apenas no final do questionário.
Recomenda-se evitar questionários longos e atribuir uma pontuação de 1 a 10, preferir perguntas capazes de captar o interesse dos respondentes e focar nas informações que o negócio acredita serem relevantes.
Aplicar o questionário
Na hora de aplicar o questionário, uma empresa de energia solar Rio das Ostras precisa saber a maneira correta de abordar as pessoas, saber quais são os horários e datas mais propícios e os locais em que elas se encontram.
Também é interessante estudar a melhor forma de obter um maior número de pessoas que querem contribuir e definir qual será a orientação para que o entrevistado possa responder corretamente o questionário.
Analisar os dados
É muito importante analisar os dados e obter informações por meio dos resultados gerais, mas antes de fazer isso, a organização precisa recordar os objetivos da pesquisa e quais eram as hipóteses existentes antes dos resultados.
Depois desse exercício, um fabricante de mini gps rastreador veicular poderá observar os dados gerais e anotar os números que mais chamam a atenção.
Se o negócio estiver analisando uma pesquisa de satisfação, é interessante saber quais são os melhores e os piores resultados. Mas se for uma pesquisa de hábitos de consumo, é importante avaliar os mais utilizados e os menos utilizados.
Se alguma coisa estiver muito diferente do que a empresa esperava, é fundamental encontrar respostas, além de colocar tudo em um relatório final.
Considerações finais
A pesquisa de mercado é muito importante para que o negócio possa conhecer a si mesmo, seus concorrentes e a dinâmica do segmento em que está inserido.
É uma forma de coletar informações previamente que vão embasar as tomadas de decisão e melhorar as estratégias de marketing e vendas usadas pela marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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