A inteligência artificial ou IA é um formato de tecnologia que permite às máquinas a capacidade de pensarem como seres humanos, podendo também ter-lhes, como pontos em comum, o aprendizado ou a tomada de decisões.
Sendo um conceito que veio se revolucionando ao longo dos anos, o termo inteligência artificial surgiu no ano de 1956 quando John McCarthy, professor da Universidade de Stanford, criou o termo pelas máquinas solucionarem o que pertencia aos humanos.
E com os avanços que foram havendo na tecnologia não apenas para que um elevador automotivo móvel fosse operado mas também para que uma IA fosse sendo desenvolvida, a presença dessa tecnologia dentro da sociedade começou a ganhar mais forças.
No caso do mercado, as mudanças e transformações constantes para se atender às demandas não apenas levou as empresas buscarem formas para que pudessem fabricar seus produtos ou serviços.
Mas também para procedimentos internos com os dados que eram coletados, armazenados e utilizados, fazendo com que a IA passasse a ser parte do mercado para contribuir com os avanços de acordo com as necessidades da indústria.
Por isso, e para que o empreendimento tenha uma melhora em seu desempenho, a inteligência artificial pode contribuir para que os resultados estejam alinhados ao que é desejado por ela.
Isso em especial quando se tem uma compreensão de como realizar, algo que ajuda com o conhecimento de benefícios e as melhorias na prática que oferecem ao negócio para destacar-se diante a concorrência.
Por isso, buscar por meios não apenas na teoria mas também na prática pode fazer com que a fabricação e as vendas de uma marca sejam a referência no mercado tanto aos consumidores como aos concorrentes.
Tecnologias da inteligência artificial
Embora alguns conceitos sobre inteligência artificial possam ser confundidos, é importante que se tenham os conhecimentos dos modelos de tecnologia por trás de cada operação.
Sendo divididas em três partes, as tecnologias em uma IA podem ser machine learning, deep learning ou até mesmo o processamento de linguagem natural.
O aprendizado de máquina (machine learning) é um dos modelos mais usados quando se utiliza essa tecnologia, especialmente porque há um aprendizado das regras de forma autônoma por meio dos dados que são inseridos.
Ou seja, se uma análise setorial energia elétrica tiver os dados necessários, a chance do resultado que será apresentado contribuir com o que é desejado aumenta com este modelo de inteligência artificial.
Considerado como um dos primeiros impulsionadores que transformaram a inteligência artificial para o que é conhecido na atualidade, o aprendizado de máquina é usado até mesmo em situações do cotidiano, aumentando ainda mais a sua presença.
O aprendizado profundo ou o deep learning é quando os algoritmos que a tecnologia usa para suas operações são mais complexos e tem, em relação aos humanos, uma maior imitação de uma rede de neurônios.
Por conter diferentes camadas e outras áreas mais complexas, esse modelo tenta imitá-la ao máximo que consegue, para que o aprendizado e as operações também sejam realizadas por conta própria.
O processamento de linguagem natural é uma das tecnologias que foi desenvolvida a partir do aprendizado de máquina, embora seu objetivo principal seja encontrar padrões em conjuntos mais extensos e reconhecer a linguagem natural ao seu entorno.
Isso acaba fazendo com que em casos como nas redes sociais, em que é um dos locais mais utilizados, se o usuário demonstrar interesse ao buscar por auto escola perto de mim, as chances de conteúdos automotivos aparecerem cresçam consideravelmente.
A compreensão dos formatos usados não apenas permite que o desempenho da empresa melhore como também saiba o que escolher para manter a sua atuação dentro do mercado.
Benefícios da inteligência artificial
Caso uma empresa de laudo de caracterização ambiental esteja buscando implementar a inteligência artificial dentro da sua empresa, alguns benefícios são apontados nessa decisão, como:
- Maior produção;
- Automatização;
- Melhoria na experiência do cliente;
- Conhecimento de comportamento mais aprofundado;
- Aumento da presença no mercado;
- Auxílio em planejamentos futuros.
Com a tecnologia dentro de um empreendimento, as chances de fazer com que a produção cresça se torna ainda maior devido à automatização dos processos. Ou seja, não há necessidade de intervenção humana para que sejam realizados.
Isso acab podendo ser apenas a partir de uma inserção de dados e fazendo com que todo o restante do procedimento seja realizado de uma forma autônoma pela tecnologia, e permitindo que os esforços e tempos de uma equipe sejam destinados para outra tarefa.
Com essa automatização em determinadas tarefas na fabricante de chave codificada Ford, por exemplo, também se aumentam os índices de experiência do cliente assim como o conhecimento mais aprofundado dos perfis dos consumidores.
Quando se tem essa tecnologia ligada aos setores de marketing ou a outros que possam fazer com que as estratégias que estão em ação sejam direcionadas para resultados positivos, isso faz que acabe se agregando, sempre, valor à marca.
Com isso, a presença dentro do mercado cresce em bons percentuais, fazendo com que os planejamentos futuros do empreendimento possam ter uma elaboração aprimorada e alinhada com o desejado pela marca.
Algo que é visto como uma vantagem diante as competições cada vez maiores do mercado, portanto, quanto mais uma empresa conhecer os pontos vantajosos da tecnologia no empreendimento, melhores se transformam seus resultados.
A melhoria no desempenho com inteligência artificial
Se um empreendimento de plotagem de engenharia busca por meios de fazer com que se tenha uma melhora de desempenho usando a tecnologia, um dos primeiros passos que podem ser implantados é na área da gestão.
Com a ajuda da tecnologia para lidar com dados e informações mais abrangentes do empreendimento, a melhoria no desempenho aumenta com esse recurso, uma vez que a inserção de dados ajuda nas decisões de futuros planejamentos.
Isso do mesmo modo que contribui também para setores de venda ou de marketing, que, ao lidarem diretamente com o cliente, tem uma necessidade de melhorias para continuar fazendo com que a marca seja ligada a aspectos positivos em sua atuação.
Outro ponto no qual a melhoria pode ser realizada é em relação à segurança. Por exemplo, se um cliente compra um alinhador de aro de bicicleta na loja virtual, com a IA configurada adequadamente, as informações coletadas são protegidas.
Isso é o que garante com que a experiência do cliente seja positiva assim como sua confiança com a marca, tendo maiores chances de fazer com que o cliente possa retornar em casos de novas necessidades ou desejos.
E por procedimentos não apenas de vendas serem realizados virtualmente, outro ponto em que a inteligência artificial ajuda o desempenho da empresa é no atendimento por meio de chatbots.
Sendo um canal de comunicação de um empreendimento que é capaz de realizar um diálogo natural devido à programação do software, quanto mais a empresa melhorar as configurações com a ajuda da IA, mais observáveis serão seus resultados.
Isso porque o chatbot é um meio de canal entre empresa e consumidor usado especialmente para quem busca respostas mais rápidas ou possuem dúvidas mais diretas, fazendo com que, assim, ele contribua com a jornada de compra e experiência do cliente.
Por isso, observar internamente a empresa, para que os pontos de melhoria ou de implementação da inteligência artificial possam ser melhor compreendidos, incorre nas chances de conquistar novos resultados no mercado e crescer consideravelmente.
Isso é o que leva também a uma movimentação dentro do nicho para se conquistar o prestígio e a visibilidade do negócio, por isso, o conhecimento de como a empresa está internamente antes de desempenhar as melhorias são fundamentais.
Considerações finais
Com as tecnologias cada vez mais presentes dentro do mercado, procurar por meios que possam fazer com que a empresa cresça em sua segmentação de atuação é fundamental para se ter um reconhecimento.
Tendo desde modelos que atuam como aprendizado de máquina até mesmo mais aprofundados ou naturalizados, a inteligência artificial é um conceito que foi sendo alterado ao longo do tempo, de acordo com as mudanças que surgiam.
E o mercado, ao buscar por modernidades, passou a implementar de diferentes modos a tecnologia no empreendimento, fazendo com que, desse modo, o melhoramento de uma empresa de forma interna se refletisse externamente.
A atuação com os clientes de uma fabricante de rastreador móvel podem ser melhoradas com o uso da tecnologia, fazendo com que o número de vendas e de presença no mercado sejam consolidadas.
Portanto, quanto maior for o conhecimento interno da empresa desde metas e objetivos, melhor a IA se adapta dentro do que é almejado, resultando em um modo mais rápido de tudo ser conquistado e solidificado dentro do mercado. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Crédito: Imagem capa de DCStudio no Freepik