Quanto ganha um profissional Big Data?

A tecnologia está evoluindo a cada dia, e cada vez mais está tomando conta de todas áreas da sociedade humana e às vezes até criando novas áreas, fazendo algumas profissões surgirem, e com um demanda alta, como por exemplo a profissão que vamos falar hoje:

O profissional de Big Data, essa nova área tem salários que no inicio podem chegar a mais de R$10.000 reais, quer saber mais sobre essa área? E saber quanto um profissional de Big Data pode chegar a ganhar ao longo da carreira?

Segue o texto para saber mais.

O que é Big Data?  

Big data é uma ferramenta que coleta, analisa e organiza um grande volume de dados que serão usados para geração de insights, que  vão ser analisados pelas empresas que a partir daí irão basear suas ações e seus novos projetos para o mercado.

 Isso não é uma coisa nova, antigamente as empresas,faziam esse tipo de coisa de forma manual através de planilhas em que se reuniam números e pesquisas para eles analisadas e dali se tirar os insights e as novas  tendências do mercado

O Big Data é uma forma de se descobrir quais são as novas demandas do mercado, o que os consumidores querem de novo, quais os novos gostos e quais, melhorias e aperfeiçoamentos serão necessários fazer para os produtos para que estes sejam vendidos.

“Mas como as empresas fazem isso?”

Bom a resposta é simples, quando você faz um pagamento online, ou quando você pesquisar algum produto em algum site especifico ou até mesmo no Google, tudo isso gera um dado, esse dado é analisado pelo Big Data para descobrir quais são os seus gostos, por exemplo. Qual é o seu sabor de sorvete favorito, qual tipo de roupa você gosta de usar, qual o modelo celular você procura nesse exato momento…

Essas informações são valiosas para as empresas, pois é a partir disso  que elas vão fazer seus planos.

Talvez os dado de uma pessoa não signifique nada porém os dados de milhões de pessoas é extremamente importante, peguemos o seguinte exemplo: Eu tenho uma empresa de sapatos, ai eu uso o Big Data para coletar e organizar os dados de milhões de pessoas e aí depois de organizar e avaliar esses dados eu percebo que a maior parte dessas pessoas está procurando um tipo específico de sapato, o que eu posso fazer?

Eu posso mandar produzir mais desse tipo de sapato e depois eu invisto em propaganda para oferecer esse sapato a este público, com certeza a minha empresa venderá muitos sapatos, ou seja é essa a função do Big Data.

Para resumir melhor: É um processo, que se baseia em algoritmos, programação, mecanismos de busca e ferramentas de bancos de dados para coletar e guardar uma grande quantidade de dados.

Quais benefícios o Big Data traz na prática? 

Muitos como por exemplo:

  • Entender as necessidades dos clientes
  • Melhorar os preços com base nas novas tendências
  • Recomendação com base nos dados de buscas e
  • Ajudar o atendimento e a resolução de problemas do cliente.

Como eu posso me tornar um profissional de Big Data?

Para ser um profissional de Big Data, é se tornar um cientista de dados, esse profissional trabalha utilizando modelos matemáticos, estatísticos e computacionais, na análise de banco de dados

O cientista de dados atua em setores de TI de instituições públicas e privadas, laboratórios de pesquisa científica, indústria de rede de computadores, prestando consultoria ou de forma autônoma.

É preciso ter conhecimentos na internet das coisas, que conecta objetos, e pode transmitir dados e entender o seu funcionamento, além de ter habilidades em cálculos matemáticos e sistemas de computadores.

Somado isso tem quer visões analíticas, pois o cientista de dados precisa criar algoritmos em insights, conhecimento empresarial, conhecer os objetivos de negócio para impulsionar o  crescimento da empresa e aumentar os lucros.

O curso de ciências de dados ainda  é raro no Brasil, por isso os profissionais que tem como base a área da matemática como por exemplo: Ciência da computação, estatística e Engenharia.

 Está entre as cinco profissões mais procuradas com remuneração alta, e o salário vai aumentando à medida que o profissional  subindo na carreira, os engenheiros de Big Data podem ganhar até trinta mil reais por mês.

A profissão ainda é nova ou  seja quem sair na frente vai se dar bem no futuro.      

E para encerrar veja essa tabela da relação dos salários de profissionais de Big Data no Brasil. essa tabela foi feita pelo site Educa Mais Brasil, baseado  em dados no SINE (Site Nacional de Empregos).

Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-faculdades/big-data-e-inteligencia-analitica/salario-tecnologo-em-big-data-carreira

E ai, gostou do conteúdo? deixe sua opinião e avaliação aí nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.