Quais são as linguagens de Programação mais usadas atualmente?

Não é tão novidade assim que saber programar, vai ser uma das habilidades mais requisitadas nos próximos anos.

Segundo especialistas, essa área vai crescer muito no futuro, e se você quer sair na frente, é importante começar a aprender agora.

Porém para quem é mais leigo no assunto, pode acabar ficando perdido já que existe varias linguagens de programação por ai, por isso aqui nesse texto nós vamos falar quais são as linguagens de programação mais usadas atualmente para você sair daqui já antenado sobre assunto. Ficou interessado?

Então siga no texto.

Python

Criada em 1991, é conhecida por ser uma linguagem simples e de fácil aprendizado. Com pouco tempo de estudo já é possível se familiarizar com a línguagem e pode se candidatar a uma vagas que exijam esse tipo de conhecimento.

Além disso o Python tem uma grande versatilidade, podendo ser usado em várias áreas.

Onde o python é usado:

  • Desenvolvimento para Web e Internet
  • Desenvolvimento de jogos
  • Computação científica e numérica
  • Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina
  • Desktop GUI
  • Aplicativos de negócios. 

C

Ela está na posição de linguagens mais usadas pelos programadores.

A linguagem C foi criada em 1972, e  utilizada no desenvolvimento de sistemas operacionais, é uma das linguagens mais básicas e exatamente por isso é ensinada logo nos primeiros períodos da faculdade. 

Em games do mercado atual, robôs, sistemas de automação, em sistemas operacionais são programados nessa linguagem, como, o Windows, Linux e Mac OS.    

C ++

É uma variação do C  , é muito utilizada para o desenvolvimento de softwares mais robustos, com aplicações que fazem integração entre servidores. 

Onde é usado: bibliotecas gráficas, desenvolvimento de sistemas embarcados, jogos, bibliotecas gráficas, sistemas operacionais, além disso, tem muitos recursos para controlar a memória da sua máquina,  ela permite acesso ao microprocessador, permitindo a chamada de rotinas em Assembly.

Java 

Apesar de ser uma das mais antigas, o Java ainda é´bastante utilizado por causa da sua versatilidade, como por exemplo na criação de : Aplicações para a web, mobile e Desktop,

Foi criada em 1995 na Sun Microsystem, sendo a linguagem mais utilizada no mundo corporativo, o Java pode rodar em qualquer sistema, precisando apenas de  um sistema que tenha alguma implementação da máquina virtual.

”É base para praticamente todos os tipos de aplicações em rede e é o padrão global para o desenvolvimento e distribuição de aplicações móveis e incorporadas, jogos, conteúdo baseado na Web e softwares corporativos” (Fonte: www.java.com).

Muitas empresas usam Java entre elas: Infosys, Yahoo, Intel, Google.

Javascript

Criada em 1995 por Brendan Eich, ela foi pensada para que os Web e Mobile fossem mais interativos e flexíveis na questão do front end,diferentemente das páginas web antigas baseadas apenas em HTML.

O Javascript trabalha junto com o CSS3 e o HTML5 que são linguagens usadas na hora  da construção visual do site.  

Onde é usado: Você pode mostrar mensagens e outras informações interessantes, fazer verificações ou mudar dinamicamente a apresentação visual das páginas, conforme o comportamento que você deseja que sua página (ou aplicação) possua.  

Citando algumas empresas que usam Javascript são: Google, Microsoft e PayPal.

Jogos que foram feitos usando Javascript: PacMan, Minecraft, Mortal Kombat, SimCity.

Go

Essa linguagem vem crescendo nos últimos anos, ela é de fácil aprendizado. Oferece um conjunto completo de ferramentas para o desenvolvimento de aplicações.

Combina os melhores aspectos da programação funcional e a  orientação de objetos, e tem como objetivo principal o desenvolvimento de aplicações web e APIs.  

Tem muitos recursos que se encaixam perfeitamente nas arquiteturas de micro serviços e na ciência de dados. Por conta disso, o GO está sendo adotado por empresas e projetos interessantes.

Algumas empresas que utilizam: Microsoft, Docker Google. 

PHP

Desenvolvida por Rasmus Lerdorf em 1995, é utilizada na programação de servidores: http, ela tem fácil interação com outras linguagens web como, a HTML e com Banco de dados. 

Pode ser utilizado na maioria dos sistemas operacionais, incluindo Linux, Microsoft Windows, variantes do Unix , Mac OS, RISC OS e provavelmente outros.

Quase oito a cada 10 sites que você visita na Internet estão usando PHP de alguma forma.      

De fato o mundo da programação é muito interessante, além disso é  uma área que abre muitas possibilidades, também estimula a criatividade será uma ótima opção no futuro do mercado de trabalho, então não perca tempo e comece agora a estudar programação.

Gostou de descobrir quais são as linguagens de programação mais utilizadas atualmente? Deixe a sua opinião aí nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.