Um dos grandes receios de todo empreendedor, iniciante ou mais experiente, é de ter um ponto físico, mas não receber potenciais clientes. Evidentemente, é um risco que todos estão sujeitos a correr, se não pensarem da forma correta tanto para preparar o ambiente quanto para criar estratégias visando atrair e fidelizar o público.
É importante entender que o primeiro chamariz de qualquer loja é a sua fachada. Isso significa que ela precisa ser moderna, bonita e atraente e, nesse caso, a fachada em ACM é a melhor opção para quem busca versatilidade e criatividade ao desenhar a primeira impressão do estabelecimento. Seja qual for o ramo de atuação, um lugar visualmente mais profissional tem grandes chances de atrair mais a atenção do cliente.
Da mesma forma, existem algumas outras estratégias complementares que podem te ajudar a chamar atenção para a sua loja física.
Experiência do cliente
Uma fachada bonita não pode ser apenas uma fachada bonita. Sua loja precisa proporcionar ao cliente uma experiência diferente, completa e acolhedora. Por isso, procure otimizar o seu espaço, deixando-o receptivo e confortável, assim como sempre limpo e cheiroso. Desenvolver uma essência própria para a loja, do mesmo modo que é feito em shoppings, por exemplo, é uma maneira de chamar a atenção do cliente.
Além disso, pense em climatizar o ambiente e oferecer alguns agrados ao cliente, como água, café e petiscos. Pode parecer simples, mas muitas lojas não têm esse costume e desenvolver um cantinho especial para isso também é uma forma de atrair público.
Considere investir em poltronas confortáveis para que o cliente possa passar por todo o processo da compra, com toda a comodidade necessária.
Eventos temáticos
Uma ótima maneira de diferenciar-se da concorrência é aproveitar as datas comemorativas com mais criatividade. A decoração do ambiente, assim como promoções e peças exclusivas para a ocasião, podem atrair o público e gerar mais interesse pelo local.
Procure programar-se com antecedência, pois grandes marcas costumam utilizar essas datas por um longo período. Olhe o calendário e faça uma programação para sua loja e tente visar datas não muito exploradas, como o aniversário da cidade, por exemplo.
Parcerias
Estamos em um momento da sociedade que muitos consumidores são levados a conhecer e comprar determinada marca através dos influenciadores. Seja qual for o tamanho da sua cidade, certamente há alguns influencers que falam sobre o seu ramo de atuação e podem atrair mais clientes para a sua loja.
Estabeleça os moldes dessa parceria com possíveis descontos para os seguidores desses influencers. Outra boa estratégia é elaborar um dia de encontro entre esses seguidores e os influenciadores em sua loja, para uma tarde de confraternização e peças selecionadas com preços especiais.
Promoções
A maioria dos consumidores são atraídos para uma determinada loja quando percebem que há algum tipo de promoção. Esse gatilho de vendas é uma forma de atrair o cliente para sua loja física, fazer com que ele veja as ofertas do dia ou da semana e, consequentemente, fechar uma venda.
Procure conhecer o seu público e aquilo que ele mais costuma comprar. Nesse caso, descontos progressivos são ótimos para fazer com que ele saia da sua loja com mais de um produto comprado.
Esteja nas redes sociais
Por mais contraditório que possa parecer, nos dias de hoje, a presença nas redes sociais é essencial para chegar em pessoas que talvez ainda não conheçam a sua loja. Busque manter as plataformas atualizadas, com fotos e informações dos seus produtos.
Publique novidades, promoções, cupons de desconto e convide o seguidor, que irá interagir com a loja virtualmente, para conhecer a loja física, ver os produtos de perto e ter toda a experiência que você deseja.
Estabeleça conexões
Uma das principais estratégias para sobressair-se sobre os concorrentes é dar uma atenção especial ao cliente. Em uma loja de roupas, por exemplo, alguns dias após a compra, mande mensagem para o cliente, pergunte se está tudo certo com o produto, se ele já utilizou, se tem alguma dúvida com relação ao modo de lavar e outros pequenos detalhes que farão o cliente entender esse diferencial da sua loja.
Não lembre do seu cliente apenas em datas comemorativas, tenha em mente que um atendimento personalizado, com estratégias de criar essas conexões, é uma das melhores formas de não só atrair, como fidelizar o cliente em sua loja.
Lembre-se de cuidar com carinho de todo o processo de compra, desde a atenção à primeira vista com uma fachada diferenciada, até a experiência do cliente dentro da sua loja, assim como bons preços e promoções até um pós-venda de qualidade.