Collabs entre marcas e alimentos fazem sucesso no mercado

No universo das marcas, reinventar-se é essencial e as collabs são uma estratégia para reforçar o posicionamento cool das marcas, afinal de contas, a união faz a força.

As collabs entre marcas e alimentos são uma ótima forma de fazer campanhas e lançamentos exclusivos, com peças inéditas que agradam novos públicos e alimentam o senso de comunidade.

Esse tipo de posicionamento não é novo e, por décadas, o mercado da moda e de alimentos tem feito parcerias para chamar a atenção do público. Um exemplo recente foi o lançamento do hidratante labial Carmed Fini, que se destacou e foi sucesso de vendas.

A linha de hidratantes labiais inspirada nos doces Fini foi lançada pela marca Carmed, da farmacêutica Cimed, no ano passado e viralizou nas redes sociais, atingindo a marca de R$ 40 milhões de vendas em menos de 20 dias, esgotando os produtos da prateleira.

As collabs ainda são uma tendência de negócio

As collabs são tendência em diversos setores e qualquer empresa pode usar essa estratégia para criar campanhas e lançamentos relevantes para o seu negócio, já que o objetivo é unir os valores das duas marcas. Esse tipo de posicionamento, quando unido às ações de marketing, é capaz de:

  • ampliar a visibilidade dos lançamentos;
  • permitir misturar públicos diferentes, alcançando mais pessoas;
  • criar experiências únicas para o consumidor;
  • aumentar a visibilidade e o impacto positivo da marca.

Exemplos de collabs entre marcas que são sucesso

Além da Carmed e da Fini, que foi um sucesso em vendas, existem outros casos de parcerias que deram muito certo, principalmente entre os públicos da Geração Y (Millenials) e da Geração Z, que valorizam a autenticidade, a diversidade e possuem uma conexão emocional com as marcas que consomem. E, com certeza, você conhece algumas delas.

Boticário e Bubballo

Em outubro de 2021, Boticário e Bubbaloo se uniram para lançar produtos da linha “Cuide-se Bem Bubbaloo”, inspirados na goma de mascar, que se esgotaram rapidamente. 

A ideia era despertar as memórias de infância e explorar o aroma do chiclete nos cosméticos. Poucos meses depois, a linha ganhou as edições limitadas de Bubbaloo Morango e Bubbaloo Uva. Em 2023, a marca lançou mais uma coleção inédita: Biscoito ou Bolacha.

Balas Fini e Colorama

A Colorama também se uniu às balas de gelatina Fini para desenvolver esmaltes inspirados nas embalagens, trazendo à tona as memórias da infância. A marca lançou 10 cores com os aromas das balas, que permanecem mesmo depois do esmalte seco.

Anacapri e Nestlé

A Anacapri e a Nestlé se juntaram para lançar a coleção “Adocica, meu amor!”, com um portfólio de produtos variados. A inspiração foi a lata de leite condensado Leite Moça, que teve sua identidade visual reproduzida em uma bolsa. O objetivo da collab foi aproximar o público mais jovem do Leite Moça.

Havaianas e Oreo

As marcas Havaianas e Mondelez Brasil uniram forças e criaram uma coleção de pares de sandálias estampadas com desenhos das bolachas Oreo. Os produtos, com cheiro de chocolate e solado imitando as camadas da bolacha, foram lançados em edições limitadas.

Approve e Heinz

A Approve, marca brasileira de streetwear, uniu-se a uma das marcas de ketchup mais famosas, a Heinz, para criar uma edição exclusiva e cheia de personalidade, lançando peças com a cor vermelha, característica do tomate.

O objetivo da união foi reforçar o posicionamento da marca de ketchup para atrair uma geração diversa por meio das roupas da Approve e transmitir a modernidade em seus produtos pela intensidade da cor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − três =