Outbound Marketing: como aplicar essa estratégia?

Outbound marketing é uma estratégia muito conhecida entre as empresas e promete trazer resultados muito mais rápidos do que as ações orgânicas.

Conquistar clientes é um processo fundamental no marketing de qualquer organização, tendo em vista que os consumidores são o principal ativo da marca e a razão para que ela exista.

É justamente por isso que a prospecção é um trabalho discutido diariamente por gestores e vendedores que desejam alcançar suas metas e gerar receitas para o negócio.

Durante a prospecção, a organização conquista clientes novos e as práticas escolhidas pelo time decidem qual caminho o lead vai percorrer dentro da jornada de compra, desde o momento em que conhece a marca até a finalização do negócio.

Hoje em dia, existem duas maneiras de prospectar clientes, sendo por meio das práticas orgânicas e por meio do outbound marketing. As estratégias orgânicas cresceram muito nos últimos anos, mas as outras ações não devem ser descartadas.

Elas trazem resultados rapidamente e é justamente por isso que tantas organizações se interessam. Mas antes de investir em outbound marketing, é fundamental conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Este artigo vai apresentar seu conceito, a importância para os negócios e de que maneira aplicar essa estratégia do jeito certo.

O que é outbound marketing

Enquanto o inbound marketing ensina as organizações a atraírem os clientes, o outbound marketing coloca as marcas atrás dos consumidores. É como se a organização utilizasse um alto-falante para chamar a atenção das pessoas.

Trata-se de um conjunto de estratégias objetivas de prospecção ativa que traz resultados imediatos para a marca. Ela identifica quem tem potencial para se tornar cliente e prepara sua abordagem.

Para trabalhar com outbound marketing, um fabricante de toalha de mesa de oxford pode usar diferentes recursos, como:

  • Outdoors;
  • Banners;
  • Propagandas no rádio;
  • Anúncios na TV;
  • Anúncios no YouTube;
  • Campanhas no Facebook;
  • Campanhas no Google.

Esses e outros canais mostram que o outbound está presente na rotina das empresas e dos consumidores, além de ocupar um lugar muito importante nas estratégias de marketing das organizações.

Importância do outbound marketing

Investir nessas estratégias é muito importante porque aumenta o retorno sobre os investimentos. Enquanto o inbound marketing demora muito tempo para gerar resultados, o outbound consegue impactar o público quando entra em ação.

As marcas enfrentam uma batalha diária para atrair visitantes para o site, mas as estratégias pagas conseguem fazer isso em apenas alguns dias, mas isso depende do ciclo de vendas da companhia.

Os negócios que trabalham bem análise de dados, considerando informações importantes como sazonalidade de compra, discurso ideal e comportamento do cliente conseguem atingir bons níveis de conversão e direcionar as estratégias.

Assim como o retorno sobre os investimentos de um fabricante de etiqueta adesiva kraft será muito mais rápido, os resultados também serão muito mais eficientes.

A organização consegue validar suas premissas e tomar decisões com base em dados qualitativos e quantitativos.

Também existe o fato de que o mercado de vendas tradicional existe há muito tempo, portanto, é muito fácil encontrar vendedores. Ao mesmo tempo, a inteligência comercial de muitas empresas não foi muito bem trabalhada.

Isso acontece porque se trata de um processo que existe há pouco tempo, contudo, outras funções são conhecidas pelos profissionais do segmento.

Por meio do outbound marketing, se a organização entrar em contato com mil leads em 30 dias, terá uma boa amostragem para conhecer um pouco mais sobre sua persona e o discurso que precisa usar.

Por outro lado, ao usar as estratégias de inbound, o tempo para amadurecer essas questões é de 6 meses a um ano.

Com base nisso, fica claro que o outbound é importante para validar as estratégias de prospecção passiva, uma vez que consegue economizar tempo e esforços.

Por meio dessas estratégias, uma empresa de assistencia tecnica iphone apple escolhe ativamente com quem vai falar.

Com isso, consegue personalizar o contato em vendas e aumentar as conversões, visto que o computador está conversando diretamente com outra pessoa.

Para as organizações que possuem vendas complexas, como no caso das imobiliárias, o outbound é muito bom porque as pessoas estão mais dispostas a comprar se o processo for feito de maneira consultiva.

Nesse caso, o vendedor precisa se posicionar como especialista e conhecer todas as dores e objetivos do prospect para potencializar seu discurso, algo que um representante de outbound faz.

Mas para aproveitar todo o potencial desse tipo de estratégia, é fundamental saber aplicá-la do jeito certo.

Dicas para fazer outbound marketing

Existem diversas estratégias de outbound que podem ser adotadas pelas empresas, tanto dentro quanto fora da internet. Dentre as dicas para implementá-las estão:

Criar anúncios para o rádio e TV

Muitas pessoas acreditam que praticamente ninguém mais assiste TV ou ouve rádio, mas pensar dessa forma é um equívoco porque, de acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar, 78% dos brasileiros ouvem rádio.

Além disso, 3 em cada 5 ouvintes escutam todos os dias, chegando a passar 5 horas por dia sintonizados. Ao longo desse tempo, ouvem anúncios de diversas marcas, como no caso de uma empresa de lavagem de tapete peludo.

Essa pesquisa prova que, mesmo que esses meios de comunicação não tenham mais a mesma influência de outras épocas, continuam tendo audiências relevantes.

Para fazer boas campanhas, é necessário relacionar o perfil dos clientes com o perfil dos ouvintes e telespectadores dos canais escolhidos para veicular os anúncios.

As campanhas também podem ser veiculadas no YouTube, uma plataforma de streaming que a cada dia conquista mais usuários. Por conta disso, é uma excelente opção para outbound marketing, mesmo porque oferece diferentes tipos de anúncios.

É importante dizer que o YouTube permite estratégias tanto de inbound quanto de outbound e cabe ao negócio escolher a melhor modalidade para ele.

Anúncios em mídia impressa

Um fabricante de painel modular elétrico também pode usar a mídia impressa para anunciar seus produtos, e existem diversas possibilidades.

É possível fazer isso por meio de outdoors, banners, panfletos, anúncios em revistas e jornais impressos, entre outras possibilidades.

Dependendo do veículo usado para a estratégia, a organização tem grandes chances de alcançar seu público.

E-mail marketing

E-mail marketing é outro exemplo de estratégia que pode ser usada tanto para as ações de outbound quanto para as ações de inbound marketing, principalmente para a nutrição de leads.

Mas trabalhar com e-mail não é simplesmente enviar mensagens para as pessoas de maneira aleatória, na verdade, esse processo exige muito planejamento e organização.

Mesmo que um fabricante de rótulo champagne personalizado deseje enviar promoções para seus contatos, precisa segmentar a lista para disparar e-mails de acordo com seus interesses.

É fundamental utilizar muito bem essa estratégia para que ela seja assertiva, e uma das formas de fazer isso é apostar em um layout agradável e em botões de chamada atrativos e bem posicionados dentro da mensagem.

Telemarketing

O telemarketing consiste em um contato direto que possibilita interação em tempo real com os prospects, mas precisa ser muito bem aplicada.

A corporação precisa treinar a equipe de vendedores para fazer as ligações, de acordo com o perfil dos contatos e oferecer produtos e serviços compatíveis com seus interesses.

Links patrocinados e anúncios

O consumidor moderno costuma pesquisar informações sobre produtos e serviços que deseja comprar, por exemplo, quando alguém pesquisa informações sobre manta de microfibra melhor preço.

Esta é uma excelente oportunidade para que os anúncios e links patrocinados cheguem até esses usuários, e esta é uma das principais aplicações de outbound marketing.

As plataformas mais usadas para isso são o Google e o Facebook, e ao criar os anúncios, as campanhas vão aparecer para diferentes usuários em várias situações, enquanto navegam pela internet.

Tudo é feito de maneira segmentada, ou seja, as campanhas não são entregues para qualquer pessoa e sim para aqueles que realmente podem se interessar pelos produtos e serviços.

Patrocínios

Por fim, uma empresa especializada em reforma de sofá em Barueri pode patrocinar palestras, shows, eventos e outros tipos de atração.

É uma das estratégias de outbound mais conhecidas, mas é necessário se atentar às cotas de patrocínio para identificar se realmente vale a pena fazer esse tipo de investimento.

A companhia pode tentar ações que geram engajamento e com isso alcançar resultados interessantes que vão levar a logomarca para uma quantidade maior de pessoas.

Considerações finais

Outbound é um tipo de estratégia que vale muito a pena porque a marca trabalha de maneira ativa para impactar o público que deseja.

Suas ações trabalham dentro e fora da internet, aumentando as possibilidades de alcance e permitindo que a marca se comunique com seu público, de acordo com suas preferências e características.

A imagem foi retirada do banco de imagem PEXELS e produzida pelo Canva Studio

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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