Quem é empreendedor sabe a importância de divulgar seu trabalho para atrair novos clientes. Afinal, como já dizia o ditado, “quem não é visto, não é lembrado”. Em tempos de redes sociais, as estratégias de marketing acabam ficando muito limitadas ao on-line e podemos nos esquecer do potencial que o marketing local tem.
Divulgar seu trabalho na região em que se está pode ser uma ferramenta para alavancar os negócios. Seja participando de eventos presenciais de networking, seja com campanhas específicas no digital para atrair um público segmentado por região, é importante definir ações para atingir quem está por perto.
A seguir, confira estratégias para aumentar as oportunidades locais da sua empresa.
1 – Participe de feiras locais
Como expositor ou visitante, participe de feiras na sua cidade para divulgar sua empresa. Em eventos em que o público-alvo é alinhado com o da sua empresa, analise a possibilidade de ter um stand para receber visitantes e apresentar suas soluções. Se não puder investir, compareça mesmo como visitante e não perca a oportunidade de distribuir alguns cartões de visita e ampliar seu networking.
2 – Patrocine eventos
Outra forma de reforçar sua marca na cidade é patrocinando eventos. A longo prazo, a memória de marca será fortalecida e o seu logo ficará marcado no inconsciente coletivo, fortalecendo a credibilidade da empresa e fomentando buscas nas redes sociais.
3 – Faça parte de associações
Associações de empresários, organizações sem fins lucrativos ou grupos de apoio a empreendedores iniciantes, o importante é colocar o seu negócio e o seu conhecimento em prol do crescimento e fortalecimento do mercado. A chance de networking e novos clientes nesses grupos é grande.
4 – Utilize o poder do boca a boca
Não podemos menosprezar o poder do marketing boca a boca. Por isso, incentive seus clientes satisfeitos a compartilharem experiências positivas com o seu negócio, incentivando outros potenciais clientes a chegarem até você. Ofereça recompensas, prêmios ou descontos para aqueles que te indicarem.
5 – Otimize sua presença on-line para buscas locais
Otimize sua presença on-line para aparecer nos primeiros resultados de busca quando o assunto for seu tipo de negócio. Crie conteúdos com as palavras-chave mais buscadas em relação ao seu negócio local e certifique-se de que suas informações estão atualizadas no Google Meu Negócio. Isso facilita que clientes em potencial encontrem informações sobre sua empresa quando pesquisam por serviços na região.
6 – Participe ativamente das redes sociais com foco no público local
Crie conteúdos voltados para atrair o público que está na sua região. Para isso, além de abordar assuntos conhecidos na sua cidade, utilize hashtags locais para atrair quem está na sua área de atuação. Isso permite uma interação mais direta com clientes locais e aumenta a visibilidade da sua marca entre a comunidade.
7 – Faça parte de ações sociais
Estar envolvido em ações pró-comunidade é uma forma de apresentar sua empresa para mais pessoas e ainda fazer o bem. Algumas alternativas são:
- seja ponto de coleta de doações;
- faça campanhas de agasalho;
- doe alimentos;
- incentive seus clientes a fazerem o mesmo em troca de descontos;
- fomente a responsabilidade social como um valor imutável do seu negócio.
8 – Invista em publicidade local
As mídias tradicionais estão há décadas divulgando negócios locais e reforçando a autoridade das marcas. Em um outdoor, anúncio na rádio ou no jornal de maior circulação da cidade, escolha o local onde o seu perfil de cliente está e invista em publicidade assertiva na região para atrair novos potenciais compradores para o seu negócio.
9 – Organize workshops ou palestras
Oferecer cursos e treinamentos gratuitos ou de baixo custo para profissionais da sua área é uma excelente forma de expandir o nome do seu negócio pela região. Eventos educativos, além de atrair pessoas interessadas no tema, também reforçam sua expertise e autoridade no setor.