Como funciona uma consultoria de Inbound Marketing

Na área do marketing, as empresas podem investir em estratégias importantes para o desenvolvimento de um negócio. Uma delas se dá pelo inbound marketing, que é uma técnica voltada para o marketing de atração. 

Para obter melhores resultados nessa estratégia, uma consultoria com equipe especializada de marketing pode ser necessária.

Afinal, além de conseguir ampliar o número de vendas por meio de estratégias inteiramente digitais, faz com que a equipe da empresa permaneça motivada, realizando ações com mais propriedade e que agregam melhores resultados, visto o direcionamento proporcionado. 

Em definição, o Inbound Marketing pode ser explicado como um conjunto de estratégias da área de marketing, o qual toma como base a criação, bem como de compartilhamento, de conteúdo de valor. 

Ou seja, são materiais que consideram, inteiramente, o público-alvo, seus interesses e experiência.

Consequentemente, tem como objetivo atrair e conquistar essa audiência, e possibilita ampliar a base de contatos e oportunidades de venda.

Dessa forma, neste artigo você compreenderá quais são os benefícios do inbound marketing e os motivos de contar com uma consultoria para a tal estratégia para ter um melhor desempenho das estratégias empresarial. Confira os detalhes a seguir! 

O que a consultoria de inbound marketing?

Quando falamos a respeito da consultoria de inbound marketing, estamos nos referindo a uma estratégia direcionada ao marketing de atração com o suporte de profissionais especializados.

Neste caso, os consultores fazem uma análise das necessidades, objetivos e ações que estão sendo implementadas, verificando melhorias que podem ser incluídas nos planos de comunicação. 

Dessa forma, existe o objetivo de promover ações de marketing que tenham relevância para o cliente e que consigam captar e atrair leads para o negócio, conciliando com os objetivos e interesses da empresa. 

O objetivo final é a conversão, ou seja, quando uma pessoa se torna um cliente, quando um processo de compra é realizado.

Dessa forma, por meio da consultoria, é possível desenvolver um planejamento que ajuda no direcionamento do negócio, assim como torna a presença da empresa no ambiente digital mais assertiva, agregando resultados positivos. 

As etapas do inbound marketing 

Basicamente, existem 4 etapas no inbound marketing, que são:

  • Atração;
  • Conversão;
  • Relacionamento;
  • Encantamento. 

Falando acerca do processo de atração dos clientes, o objetivo é fazer com que a marca seja conhecida e interessante ao ponto do cliente acessar com regularidade os seus canais. 

Dessa forma, existem algumas ações para promover o assunto, entender o comportamento e interesse do público, criar materiais e torná-lo relevante, assim como publicar conteúdos em blogs, redes sociais e utilizar adequadamente o SEO para adequar tais postagens aos mecanismos de busca.

Com o conhecimento acerca do público-alvo, a empresa consegue criar um conteúdo que tenha valor para esse potencial cliente, como vídeos interessantes, podcast, artigos, e-books, dentre outros. 

A segunda etapa, que já consiste em um processo de conversão, trabalha com a ideia de trazer ainda mais interesse para esses usuários, de modo que – futuramente – eles possam se tornar consumidores de um determinado produto ou serviço. Ou seja, nutrí-los com mais materiais e qualificá-los em leads (clientes em potencial). 

Dessa forma, sua empresa pode trabalhar com o preenchimento de landing pages, envio de email marketing e recorrer ao uso de call to action para convertê-los.

A terceira etapa é de relacionamento, ou seja, não basta apenas converter o cliente, é necessário fazer com que esses clientes desejem comprar o seu produto ou serviço. 

Isso é feito por meio do desenvolvimento de um bom relacionamento, que se consolida com o envio de email marketing personalizado, automatização de material, dentre outros. Aqui o processo de compra começa a ser direcionado.

A última etapa é a do encantamento. Dessa forma, existe o entendimento que o contato com o cliente não finaliza quando uma compra é feita. Neste momento, a compra é efetivada e é preciso manter o interesse do consumidor e sua satisfação em relação à marca.

Assim, contatos adequados e a produção de materiais são ações que precisam ser mantidas, sendo essencial para que esse consumidor retorne a consumir e se torne um promotor da marca. 

Quais são as vantagens de investir nessa ação?

Diante do entendimento das etapas do inbound marketing, quais são as vantagens em se investir nessa ação? 

Primeiro, precisamos ressaltar a possibilidade de atrair mais clientes para sua empresa e visitantes para o seu site. Mais ainda, essa ação passa a ocorrer de forma mais qualificada, visto que os usuários já tem interesse, em algum grau, no tema ou produto. 

Outro aspecto interessante diz respeito à autoridade da marca e a credibilidade da empresa, que são ampliados, já que ela ganha relevância e obtém destaque em sistemas de ranqueamento, como o Google. 

Além da possibilidade de atrair clientes, ter credibilidade e agregar relevância diante do público-alvo nas estratégias para sites e redes sociais, muito importantes para o desenvolvimento da empresa, existe a possibilidade de mensurar resultados, tornando as ações cada vez mais assertivas. 

Dessa forma, sua empresa consegue entender o que tem dado certo ou não, visualizando dados com os resultados de sua campanha. 

Por fim, vale a pena destacar que essa ação que a consultoria auxilia a traçar agrega mais valor e potencial ao planejamento, promovendo um cronograma de postagens e um acompanhamento das atividades promovidas, essencial para que o processo dê certo e que novos clientes possam ser atraídos para o negócio. 

Crédito imagem capa: por pressfoto – br.freepik.com

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