Como montar uma Padaria: passo a passo completo

Você está procurando informações sobre como iniciar uma padaria? Preparamos um guia passo a passo completo para que você possa empreender com mais segurança. 

Existem muitos modelos de negócio que são tradicionais e, mesmo em meio a bastante concorrência, conseguem retornar bons lucros, um desses modelos de negócio é a padaria.

A padaria vende produtos básicos e essenciais para qualquer pessoa, seja de produção própria, como o pão, ou através de revenda.

Detalhamos um procedimento passo a passo para a criação de uma padaria. Acompanhe nosso artigo!

Investimento financeiro e administrativo

As contas são a primeira coisa que o empresário deve fazer para iniciar uma padaria. Não funciona para iniciar um investimento sem saber quanto ele vai custar.

Por ser uma padaria, há muitos dados que precisam ser levados em conta na hora de fixar o preço do investimento.

Uma padaria de 50 metros quadrados pode custar até R$ 250.000 de investimento total, levando em conta a compra do imóvel, de acordo com estimativas. Por se tratar de um curto espaço, é importante também escolher bem os expositores de alimentos

Se o investidor quiser alugar um espaço para a empresa, o investimento inicial pode ser reduzido para cerca de 5 a 10 mil Reais.

É necessário ter um planejamento financeiro e um plano de negócios antes de iniciar um negócio.

A busca de conhecimento sobre empreendedorismo e administração nos cursos do SEBRAE é algo que pode fazer toda a diferença ao se montar uma padaria.

Esteja atento a localização da padaria

Após assegurar os fundos para iniciar uma padaria, o empresário precisa definir sua localização.

A localização da padaria precisa ser pensada com antecedência, olhando para os clientes potenciais diários, a concorrência e os custos.

Quando se trata de montar a padaria, sua localização acaba influenciando duas coisas importantes, uma vez que esta definição também poderia fazer parte do plano de negócios.

Vale um breve relato sobre esses dois pontos.

A localização da padaria determinará o que será o público. As pessoas terão mais poder de compra se o bairro for rico.

Com um público com maior renda, os produtos e serviços oferecidos pela padaria precisarão atender a essa demanda por maior qualidade.

Pode valer a pena o investimento em doces, confeitos e pães gourmet, que podem ser vendidos por um valor maior, mas que também são mais caros de fazer.

Se a padaria está em um distrito industrial, você precisa se concentrar em alimentos e almoços para satisfazer os trabalhadores locais.

Atendimento ao cliente

Uma estrutura robusta de atendimento ao cliente com diretrizes bem definidas e processos elaborados faz toda a diferença, não importa qual seja sua linha de negócios.

Muitos empresários não pensam em montar uma padaria, já que se trata de um negócio que quase se vende por conta própria.

Quando a concorrência é feroz, às vezes no mesmo quarteirão ou rua, é necessário apostar em diferenciais que são mais do que preço.

Toda a diferença pode ser feita servindo bem seus clientes, respeitosamente e resolvendo prontamente quaisquer reclamações que eles possam ter.

O mau serviço pode ser o fim de um negócio, uma vez que o poder do boca-a-boca é enorme.

O atendimento ao cliente está relacionado aos aspectos logísticos da organização da padaria e às possibilidades que ela oferece, que envolvem tecnologia.

Aposte em tecnologia

A maneira como as padarias lidam com seus negócios não é boa. Alguns erros são cometidos ao se montar uma padaria.

  •     Não possuir uma maquina de cartão;
  •     Estipular um valor mínimo para passar o cartão;
  •     Não aceitar vale refeição ou alimentação;
  •     Não ter um sistema de comanda moderno;
  •     Deixar de investir em sistemas de gestão e etc.

Cada vez mais empresas se tornam dependentes da tecnologia para ter sucesso, com a tecnologia se tornando um requisito básico para o sucesso.

O tempo desperdiçado em processos manuais leva à perda de dinheiro, oportunidades e clientes. As pessoas precisam de amenidades.

Mesmo os funcionários médios serão mais eficientes com a tecnologia, desde que estejam alinhados com a empresa.

Sem contar que a tecnologia é capaz não só de trazer economia, mas também de agilizar os processos e torná-los muito mais confiáveis.

Ao montar uma padaria, é importante investir em tecnologia, administrar o negócio de dentro para fora e facilitar a vida de quem entra no empreendimento.

Atenção às contas da padaria

O último passo para montar uma padaria é prestar atenção aos números e ficar de olho no balanço patrimonial.

Na maioria das vezes, o empresário não terá tempo para cuidar destas questões administrativas, mesmo que ele mesmo trabalhe na empresa.

É muito importante que ele tenha a ajuda de um contador confiável.

Para saber onde sua padaria está lucrando e onde está tendo prejuízo, o empresário precisa controlar as faturas e as despesas.

Com estas informações, os empresários podem optar por investir mais em determinados produtos, ou mesmo arriscar investir em novos, se assim o desejarem.

Para garantir que os impostos sejam pagos corretamente, é importante ficar de olho na questão tributária.

A criação de uma padaria com questões financeiras, administrativas e fiscais em segundo plano é mais difícil quando a concorrência é grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =