O Uso Estratégico de Palavras-Chave no Conteúdo da WEB

uso de palavras chaves para seo

Especialistas que lidam com SEO são de opinião que, para classificar bem nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisas, cada página do site deve incluir uma quantidade palavras-chave espalhadas estrategicamente na página.

Isso permitirá que os mecanismos de pesquisa compreendam a importância dessas palavras-chave em relação à sua página da Web e listem de maneira adequada nas SERPs quando consultadas para essas palavras-chave.

O truque aqui é como você pode estrategicamente colocar suas palavras-chave dentro do conteúdo da sua página sem torná-lo óbvio, ou otimizado demais.

Afinal de contas, o objetivo da sua página da Web deve ser normalmente manter a atenção do visitante pelo tempo suficiente, e transmitindo a ele certa informação ou conhecimento com qualidade em vez de tentar força-lo a comprar seu produto a qualquer custo.

É preciso entender que os usuários que chegam ao seus sites através dos mecanismos de pesquisa estão, na maioria das vezes, apenas procurando informações sobre um produto e nem sempre estão decididos a comprar imediatamente.

Assim, o grande objetivo é, portanto, garantir que o visitante do seu site permaneça e se envolva com o conteúdo do seu site por algum tempo, até que ele esteja maduro o suficiente para efetuar uma compra.

Dessa forma, seu site e seus artigos do blog devem ser facilmente legíveis e úteis para o usuário, com informações relevantes e concretas que respondam às suas dúvidas e perguntas, mas também deve conter formas sutis alcançar o seu objetivo final de vender seu produto ou serviço.

Estude redação para web

Mas isso não é tão trivial e simples como pode parecer ao ler essas linhas, isso exige especialização na redação de conteúdo adequado para a sua página da Web, de modo que o leitor fique com interesse suficiente para dar bastante atenção ao conteúdo do seu site.

Os mecanismos de pesquisa valorizam muito o conteúdo da sua página por isso, é extremamente importante ter uma ideia clara de onde, na página, você deve incluir as palavras-chave escolhidas.

Isso é necessário para transmitir aos mecanismos de pesquisa a importância geral da sua página em relação a essas palavras-chave.

Este artigo abordará o aspecto do posicionamento estratégico de palavras-chave em sua página da Web.

Em seguida, tentarei dar exemplos de como seria uma escrita de conteúdo ideal.

Eu também vou mostrar o que os especialistas em SEO dizem como etapas “imprescindíveis” para a otimização geral do seu site para os mecanismos de pesquisa.

O que os motores de busca querem ver

Bem, não vou, nesse artigo, explicar como funcionam os complexos algoritmos dos mecanismos de pesquisa.

No entanto, pela minha experiência, muitas vezes senti que os mecanismos de pesquisa olham para o seu conteúdo na internet exatamente como os professores corrigem uma prova.

Assim como os professores esperam que o conteúdo do seu trabalho escolar ou prova seja relevante, direto ao ponto e bem escrito, o mesmo acontece com os mecanismos de pesquisa.

Vamos seguir com um exemplo.

Suponha que você deve escrever um artigo sobre o “Furacão Katrina” e esse artigo será publicado em um post do seu blog.

Para simplificar, vamos supor ainda que o “furacão Katrina” é um palavra-chave que você escolheu para classificar na SERP.

Vamos agora avançar passo a passo sobre como fazer para tornar o conteúdo da página “otimizado” para os mecanismos de pesquisa.

O título do artigo

Considerando que o “Furacão Katrina” é o tópico principal do conteúdo de sua página (e, por acaso, seu palavra-chave também), você pode optar por ter o título (ou seja, a tag ‘title’) como ‘o furacão Katrina cria destruição’ ou talvez ‘ O furacão Katrina para o país’.

Você também pode ser um pouco mais específico com o título “O furacão Katrina passa por Nova Orleans”.

Observe que, em todos esses casos, o título é breve e torna claro o assunto do seu texto desde o início.

O segundo ponto a notar é que o palavra-chave está posicionada logo à esquerda, no início do título.

Meta-Descrição

A meta-descrição (isto é, meta-tag de descrição) da sua página deve vir logo após a tag de título.

Na realidade, a meta-descrição é mais como um breve resumo do conteúdo da sua página, assim como você escreveria um breve resumo ou uma sinopse para falar do que se trata o artigo.

Veja um exemplo de descrição: “O furacão Katrina surpreende todo mundo e deixa milhares de desabrigados”,  deve ser maior, mas vamos analisar.

Existem alguns pontos para tomar nota aqui.

Primeiro, a meta-descrição transmite uma intenção semelhante ao título acima.

Em segundo lugar, ampliamos o assunto da discussão. Ou seja, o conteúdo da página agora vai lidar não apenas com o fator surpresa do furacão ao atingir o litoral, mas também com os danos que ele causou.

Isso é necessário porque os mecanismos de busca costumam mostrar para o usuário essa descrição, portanto, uma boa elaboração é sempre uma ajuda.

Terceiro, a palavra-chave”Furacão Katrina” está mais uma vez localizada no começo, de modo que os mecanismos de busca começam a reconhecer que essa é a palavra-chave mais importante para o conteúdo dessa página.

E por último, é melhor que a descrição termine em um ponto final. Neste ponto, vamos refletir um pouco. Pode-se argumentar que a meta-descrição pode não ser necessariamente uma frase completa gramaticalmente correta.

Por exemplo, o que dizer do “furacão Katrina pegando todo mundo de surpresa, deixando milhares de desabrigados”, ou, ainda, “o furacão Katrina deixa todos de surpresa. Milhares de pessoas desabrigadas.”

Isso deixa o texto confuso e não vai atrair o clique do usuário ao ver essa descrição nos mecanismos de pesquisa.

Por isso, escreva sempre pensando na palavra-chave, mas pensando, principalmente, no usuário que irá ler o conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =