Bolsas de estudo em Portugal para brasileiros: Dicas de como conseguir

Você sabe como conseguir uma bolsa de estudo em Portugal? O apoio financeiro aos estudantes podem ajudar o desafio de estudar em um país estrangeiro.

Afinal, despesas mensais com alimentação, moradia e serviços básicos podem ser incluídas nas folhas de gastos dos futuros estudantes universitários, pois são pesadas para qualquer estudante. Não é por acaso que muitos procuram uma assessoria para cidadania portuguesa.

Você gostaria de saber mais sobre como conseguir bolsa de estudo em Portugal? Se sim, este artigo da JB Studio Arte poderá te ajudar compreender como conquistar a sua.

Como conseguir uma bolsa de estudos em Portugal?

Bolsas de estudo em Portugal para brasileiros

A primeira ação que qualquer pessoa interessada em receber uma bolsa de estudos em Portugal deve fazer é procurar as instituições que as fornecem.

Exemplos de entidades que proporcionam este tipo de benefício são a Fundação Lions, a Fundação Portuguese Rotary, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento e o Instituto Cames.

Para que qualquer pessoa possa conhecer as condições para solicitar uma bolsa de estudos, precisa visitar os websites de cada organização. É porque os critérios de seleção são diferentes de instituição para instituição.

Os estudantes precisam estar cientes do conjunto de documentos solicitados nesta etapa. Os prazos para apresentação de documentos e o cumprimento das regras do programa estão incluídos. O estudante deve ser elegível para solicitar a bolsa de estudos, que pode incluir uma faixa etária específica, comprovante de renda e comprovante de residência.

Veja também: Quais são as linguagens de Programação mais usadas atualmente.

Bolsas para estudantes universitários brasileiros em Portugal

Isto pode ser encontrado no Guia Europeu de Financiamento se o estudante for do Brasil. A plataforma apresenta apenas bolsas de estudo, subsídios e prêmios que correspondam ao perfil do estudante.

Há 12.000 programas de financiamento que estão disponíveis com uma grande variedade de bolsas para os quais os estudantes de graduação podem se candidatar. 

A mensalidade acadêmica, taxas de estágio e despesas adicionais para completar um semestre no exterior estão incluídas nas despesas diárias.

Bolsas em Portugal do ENEM

Algumas universidades portuguesas oferecem descontos nas mensalidades aos estudantes brasileiros que passaram no Exame Nacional de Ensino Médio, para que possam vir para o país português para estudar na graduação.

Uma dessas instituições é a Universidade de Aveiro, que oferece bolsas de estudo parciais e completas a candidatos excepcionais. 

Estas pessoas não precisam fazer um exame de admissão ou receber apoio financeiro. Ao acessar as bolsas parciais, os selecionados terão que pagar um máximo de 1.000 euros por ano. 

As notas dos estudantes precisam ser de pelo menos 15 por este motivo. A taxa para o curso é zero se a bolsa de estudos for completa.

Na universidade do interior da costa, alguns subsídios são oferecidos. Há uma bolsa de estudos que permite aos estudantes estrangeiros pagar a mesma taxa que os estudantes portugueses. 

Para poder receber esta bolsa de estudos, os candidatos devem ter obtido notas ENEM satisfatórias da mesma forma.

Bolsas de pós-graduação

Como bolsas brasileiras em Portugal, para aqueles que ainda vivem no Brasil, as Universidades Estaduais oferecem bolsas de pesquisa ou estudo no exterior em certos casos (FAPESP, FAPERJ, FAPESB) em Portugal estão disponíveis para mestrado, mestrado ou doutorado.

A ciência sem fronteiras (CsF) é outro programa de bolsas de estudo de destaque. Acesse o site do CNPq para ver as informações mais recentes.

Bolsas do banco Santander

Por ser apoiado financeiramente por estudantes universitários por muitos anos, um dos projetos mais famosos é agora de propriedade do banco Santander.

Dependendo do conhecimento e da formação do estudante, existem diferentes alternativas de bolsas de estudo.

As bolsas de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado de Portugal estão incluídas na lista de contribuições concedidas aos candidatos. 

O apoio é estendido a pessoas de todo o mundo.

As bolsas de estudo Santander Future 2020/2021 têm sido publicadas desde o final de 2020 e são destinadas a estudantes universitários com recursos financeiros limitados. Os estudantes precisam inscrever-se em uma instituição de ensino superior com a ajuda do banco que participa do programa.

É importante que os estudantes se comprometam a continuar ou encerrar suas carreiras acadêmicas se quiserem se candidatar a benefícios.

Para saber se sua instituição de ensino se qualifica para este benefício, verifique com a Secretaria Acadêmica e veja se sua instituição tem um vínculo com o Santander.

Bolsas Erasmus+ em Portugal

Existem bolsas de estudo em Portugal para estudantes que desejam estudar lá.

Para ser elegível para uma bolsa de mestrado, uma pessoa precisa ter um diploma completo na área de estudo escolhida e não estar na Europa por mais de 15 meses antes de iniciar seus estudos.

Os pré-requisitos para se candidatar à bolsa para o ano 2022 estão sempre atualizados, portanto, avisos futuros devem ser cuidadosamente considerados.

As bolsas dos países parceiros Erasmus geralmente cobrem viagens, cursos, seguro saúde e uma bolsa mensal para permitir que os bolsistas estudem para um mestrado ou doutorado.

Para brasileiros apátridas e brasileiros com cidadania europeia, os interessados na bolsa de estudos devem deixar claro no início do processo que pretendem se candidatar como estudantes de um país parceiro.

A motivação para estudar no exterior é ainda maior por causa de todas as dicas e incentivos disponíveis para os estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =