Protótipo, wireframe e mockup: veja diferenças e importância para projetos digitais 

Protótipo, wireframe e mockup - diferenças

Protótipo, wireframe e mockup, saiba como diferenciar ferramentas que ajudam na concepção de ativos digitais.

Quando criamos uma nova aplicação, utilizamos diversas propostas para tentar imaginar como seria sua implantação após finalizada. É importante ter meios no desenvolvimento de app e sites para criar e avaliar a interface gráfica de suas aplicações.  

Hoje em dia, lidamos com diversos projetos e precisamos entender o que significa protótipo, wireframe e mockup e como essas ferramentas podem te ajudar no desenvolvimento do seu projeto. Vamos começar explicando a definição dessas ferramentas, confira abaixo: 

Wireframe  

O wireframe é definido como uma representação simples do design de um projeto digital. O objetivo do wireframe é mostrar quais são os grupos de conteúdo que serão utilizados, a estrutura de informação que será colocada e ter uma visualização básica da interface final do projeto.  

A principal característica do wireframe é que ele pode ser criado rapidamente. A demora para a construção do wireframe se deve apenas a comunicação entre os envolvidos no projeto, com o intuito de alinhar expectativas e resolver problemas de usabilidade de um projeto.  

Dessa maneira, o wireframe é uma espécie de esqueleto de design com todos os pontos importantes para a concepção de um projeto final. O wireframe é desenvolvido com o foco de gerar insights e fazer um brainstorm sobre um projeto. Isso ajuda a desenvolver toda a sua arquitetura e usabilidade.  

Protótipo  

Há muitas pessoas, inclusive no meio de design e programação, que confundem um protótipo com um wireframe. Mas diferente de um wireframe, um protótipo é o desenvolvimento de uma versão de média ou alta fidelidade como o projeto final de uma aplicação.  

O processo da construção de um protótipo vai mais além de um wireframe. Com o protótipo, é possível simular a interação com o usuário, o que ajuda a desenvolver e testar a navegação e usabilidade dos usuários com o projeto final.  

O desenvolvimento de um protótipo de aplicação digital deve ser feito para documentar o processo de desenvolvimento e aprofundar a realização de testes para definição de uma interface final do projeto.  

Mockup  

O mockup pode ser definido como uma representação estática de boa fidelidade do projeto. Nesse sentido, o mockup chega bem próximo de um modelo final de projeto, sendo uma representação de toda a estrutura da aplicação. Isso torna possível visualizar a aplicação final de forma estática.  

Assim, é possível ter uma noção do conteúdo e de todas as funcionalidades do projeto. Há formas de desenvolver e testar para alinhar expectativas do projeto que entrará em funcionamento no futuro.  

Geralmente, o mockup é produzido quando o desenvolvedor deseja vender a ideia de projeto antes dele ser finalizado. Dessa forma, além de vender a ideia, o mockup também serve para que o projeto seja testado e melhorado com a interação e feedback de possíveis usuários.  

Diferença de wireframe, protótipo e mockup  

Como vimos, os três conceitos buscam permitir a visualização de um projeto, mesmo antes dele ser desenvolvido ou finalizado. O wireframe é o formato mais simples desse processo, enquanto o protótipo e o mockup fornecem uma ideia mais próxima do projeto final.  

O mockup busca vender a ideia de um projeto e receber feedbacks para que o projeto seja finalizado com foco na experiência do usuário. Já o protótipo busca montar o esqueleto do projeto e fazer testes de usabilidade, sendo uma fase final antes da implementação do projeto.  

Todos os conceitos ajudam na formação de novos projetos digitais. O desenvolvimento de aplicações de sites e aplicativos para dispositivos móveis passa pela construção de wireframe, mockup e protótipo.  

É essencial que toda aplicação passe por esses processos para que seja otimizada e apresente soluções inovadoras e boa usabilidade para um novo trabalho. Sendo assim, essas ferramentas são essenciais em conjunto para desenvolver projetos modernos e com boas funcionalidades para o usuário.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + onze =