Como criar uma casa inteligente com IoT em 2022

como criar uma casa inteligente

Saiba como a automação pode tornar a sua rotina mais segura e confortável. Pode ser que você não conheça o conceito de Internet das Coisas (IoT), mas é por conta dessa tecnologia que podemos conectar objetos do cotidiano com a internet, criando redes para transmitir todo tipo de dado. Esse é o princípio das casas inteligentes, que estão se tornando cada vez mais populares em todo o mundo. 

Quem ainda pensa que isso é coisa de filme ou só para quem tem muita grana, precisa repensar. Automatizar os seus ambientes está cada vez mais simples e barato. Se você já tem, por exemplo, um sistema de câmeras de segurança ou um robô que atende a comandos de voz, saiba que é disso que estamos falando. 

Uma casa inteligente (ou smart home) nada mais é que um espaço conectado, que você pode controlar por voz ou com um clique de um dispositivo móvel, como seu smartphone. O objetivo é sempre trazer mais praticidade, segurança e conforto para a sua vida. 

As vantagens são inúmeras. Entre elas o fato de que, conectando os aparelhos remotamente, você evita fios pela casa. Além disso, como pode se lembrar de desligar equipamentos que não está utilizando à distância, você também economiza energia, o que é mais sustentável e tem tudo a ver com os tempos modernos. 

A cada dia novas tecnologias se somam às já consolidadas e estar bem informado sobre elas é fundamental. A ideia é que você conheça essas possibilidades para fazer um projeto personalizado para as suas necessidades e hábitos. Listamos algumas das mais interessantes e acessíveis. 

Lâmpada inteligente 

Esse é um dos dispositivos mais simples e populares do mercado. Existem várias possibilidades, mas, o básico, é poder acender e desligar as luzes por um controle remoto, que pode ser até o seu próprio smartphone. Assim você nunca mais vai precisar levantar da cama para desligar a luz. 

Algumas lâmpadas inteligentes modernas oferecem também possibilidades de diferentes incidências, como luz mais ou menos forte e também de cores. Também pode ser possível pré-programar horários, criando uma rotina de iluminação. 

Climatizador perfeito 

Com um funcionamento semelhante ao das lâmpadas, o ar-condicionado e/ou aquecedor também pode ser automatizado para controle à distância. Assim, você pode, por exemplo, esfriar ou aquecer a sua casa antes de chegar para que os ambientes estejam na temperatura ideal para te receber. 

Segurança reforçada 

A automatização tem revolucionado as possibilidades de segurança para as residências. Além de câmeras externas e internas, que você pode assistir do seu celular em qualquer lugar, também há a possibilidade de programar alarmes que disparam com sensor de presença, como aqueles dos veículos, por exemplo. 

Fechaduras eletrônicas 

É possível instalar fechaduras que funcionam com senha ou fazem a leitura da sua digital, ou rosto. Além de mais seguras, muitas oferecem também a possibilidade de   abrir e fechar a porta sem ter que estar presente com uma chave. Assim, dá para liberar a entrada de uma visita quando você não está, entre outras possibilidades. 

Sensores de presença 

Os sensores de presença podem servir para reforçar a segurança, mas também para diversas outras funções pré-programadas. Acender a luz, ajustar o clima ou tocar uma música são algumas delas. Quem tem crianças em casa também pode ser avisado quando elas entram em determinados ambientes. 

Dispositivos Echo 

A exemplo da famosa Alexa, os dispositivos Echo são os queridinhos do momento e surpreendem pela quantidade de coisas que podem fazer. Eles podem ser pré-programados para, por comando de voz, controlar qualquer dispositivo conectado da casa, reproduzindo músicas e acendendo lâmpadas, por exemplo. 

Eles também podem dar informações sobre praticamente qualquer assunto a partir de uma busca na internet. Dá para simplesmente perguntar a programação do cinema ou como está o trânsito. Isso sem falar que ele pode ser programado para te acordar, lembrar de tarefas e até para te animar em alguns momentos do dia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 12 =