Saiba como transformar sua casa em uma smart home

Com a tecnologia ganhando cada vez mais força em todo o mundo, transformar o lar em uma smart home está se tornando o “sonho que virou realidade” para diversas pessoas. Afinal, ninguém poderia imaginar que, por meio da tecnologia, seria possível ligar, desligar e até mesmo controlar eletrodomésticos, tudo de maneira remota.

Ao transformar uma residência em uma smart home, é possível usar a função ar condicionado inverter sem precisar se esforçar para se locomover para perto do aparelho para utilizar o controle, já que é possível fazer isso apenas por um comando de voz.

Claro que existem muitas outras funções que é possível notar em primeira instância ao transformar a casa em um “lar tecnológico”. A seguir, para conseguir usufruir de todas as funcionalidades de maneira eficaz, conheça em detalhes como transformar a casa em um ambiente totalmente controlado pela tecnologia, tornando o ambiente do seu lar algo totalmente eficiente.

Transformando o lar em um ambiente tecnológico

Transformar a casa em uma smart home, basicamente, é deixar a casa inteligente, pois será implantado diversos itens tecnológicos com o intuito de deixar o ambiente o mais eficiente possível para a comodidade do ser humano.

Qual ecossistema escolher para controlar a home smart

O primeiro passo para transformar o lar em um ambiente inteligente totalmente tecnológico é pesquisar a fundo sobre qual será o ecossistema integrado na casa para interligar todos os gadgets inteligentes. Atualmente, os principais são: 

  • Alexa, criada pela Amazon; 
  • Google Nest, criado pela grande empresa Google; 
  • Apple HomeKit, criado pela Apple, sendo considerado o aparelho perfeito para amantes da marca e para quem possui familiaridade com a Siri.

É importante pesquisar cada uma das opções antes de iniciar as compras por aparelhos inteligentes, pois será necessário conferir a compatibilidade dos gadgets com o ecossistema escolhido.

TV Inteligente

O segundo passo para iniciar o processo de transformação da casa é realizar a troca da televisão normal por um aparelho que possua a tecnologia smart. Ao ter essa função, o aparelho poderá acessar a internet e, assim, ser controlado por outras tecnologias, como Alexa e afins.

Lâmpadas de LED com bluetooth

O segundo passo é realizar uma troca nas lâmpadas presentes na casa. Essas devem ser substituídas por lâmpadas de LED que possuam a função bluetooth, para que elas possam se conectar com o aparelho que irá “controlá-las” remotamente por meio de comandos de voz ou de outras formas.

Geladeira smart é uma boa ideia

As “recém-lançadas” geladeiras smart podem se conectar com a internet e possuem uma tecnologia capaz de integrar eficiência até mesmo para saber a quantidade de alimentos presentes dentro dela. Então, para conseguir transformar a casa em uma smart home completa, adquirir um eletrodoméstico desse modelo será uma das etapas.

Um Wi-fi potente

Para o bom funcionamento de todos os aparelhos, será necessário ter uma internet veloz e um aparelho de Wi-Fi que entregue ao menos a conectividade 2.4GHz, a principal utilizada pelos aparelhos smart. 

Ter a conexão Wi-Fi 5GHz é bom, porém somente para aparelhos que necessitam de mais velocidade para desempenhar seu papel na casa inteligente, pois essa conexão tem um alcance reduzido. Assim, os aparelhos que estão longe receberão o efeito reverso e acabarão tendo uma queda de velocidade e, até mesmo, de conexão. Por isso, lembrar de colocar os aparelhos que conectam o 5GHz perto do roteador é muito importante. 

Esses itens são os principais para começar a transformação da sua casa em uma smart home, mas também existem diversos gadgets que podem ser inseridos com o tempo, tudo irá depender do ecossistema escolhido pela pessoa e do espaço que ela possui na residência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 9 =